O Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ) Deusa Maria de Carvalho, localizado em Ceilândia, foi modernizado com a entrega do novo espaço nesta terça-feira (11), às 9h30. O local, situado no Fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), recebeu a adequação da identidade visual, instalação de 50 novos computadores e a aquisição de novo mobiliário.
Segundo o defensor público-geral, Celestino Chupel, o objetivo da modernização dos núcleos de atendimento da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) é oferecer melhores condições de trabalho e prestar serviços mais eficientes à sociedade. “Nosso foco é o assistido. O intuito é agilizar o atendimento com os novos computadores e disponibilizar espaços mais confortáveis para os servidores atuarem”, explicou.
Para a subsecretária de Administração Geral da DPDF, Beatris Gautério, a modernização do NAJ de Ceilândia trará mudança de paradigma para o atendimento na região. “Com as melhorias, a unidade será facilmente reconhecida no TJDFT, além de trazer benefícios para os 83 servidores que atuam no espaço e para os cidadãos que buscam por assistência jurídica integral, gratuita e de qualidade no local”, afirmou.
Desde 2022, a DPDF iniciou a modernização dos NAJs de todo o DF, contemplando obras que trarão diversas melhorias na qualidade do atendimento à população, como a adequação da identidade visual, a instalação de novos computadores e a aquisição de novo mobiliário. Na atual gestão, já foram entregues o NAJ da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e inaugurada a nova unidade do Itapoã. Atualmente, projetos estão em andamento nos NAJs de Ceilândia, Gama e Santa Maria.
Além disso, a ação intitulada “A administração superior in loco” realiza visitas com representantes da administração superior, acompanhados da equipe de infraestrutura e informática, em todos os NAJs a fim de traçar estratégias para aperfeiçoar os atendimentos aos cidadãos carentes. O objetivo é ouvir as demandas dos defensores públicos e servidores das defensorias das regiões administrativas para traçar estratégias de aperfeiçoamento aos serviços dos núcleos, visando aprimorar a qualidade do atendimento das demandas dos cidadãos que utilizam a assistência jurídica integral e gratuita da DPDF. Taguatinga e Santa Maria já foram contempladas com a ação, que em breve chegará a outras regiões administrativas.
A DPDF também modernizou o parque tecnológico com a aquisição de 887 desktops e 150 notebooks, atualizando os equipamentos da instituição e modernizando os serviços prestados aos cidadãos que buscam por assistência jurídica integral, gratuita e de qualidade no DF.