- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalGoverno se mobiliza para conter estragos da chuva na região oeste

Governo se mobiliza para conter estragos da chuva na região oeste

Equipes do GDF Presente e das administrações regionais de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol mapearam os pontos críticos.

A região oeste do Distrito Federal, que engloba as cidades de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, enfrentou uma forte tempestade no último sábado (15), com um volume significativo de chuva e ventos intensos, registrando 49 milímetros de precipitação na área, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet).

As áreas mais atingidas serão recuperadas a partir desta segunda-feira (17) em uma grande ação coordenada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que envolve diversos órgãos, como a Secretaria de Governo (Segov), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Germano Guedes, um dos coordenadores do Polo Oeste II, explica que “hoje fizemos o levantamento das demandas para podermos entrar em ação com a operação de emergência nas duas cidades na segunda-feira”. A chuva causou alagamentos e estragos em algumas localidades das duas regiões administrativas, por isso, equipes do Polo Oeste II do GDF Presente e das administrações regionais circularam pelas cidades para mapear os pontos críticos e sinalizar os locais para evitar acidentes.

No Sol Nascente/Pôr do Sol, o Trecho 3 foi apontado como o setor mais afetado pela enxurrada na região administrativa, com erosões, deslocamento de meios-fios e presença de lama nas vias, proveniente de obras em execução na cidade. “Os locais afetados e o mapeamento das áreas ainda estão em levantamento, mas essas áreas mais atingidas são a nossa prioridade, onde faremos um trabalho de recuperação total”, afirma o administrador regional, Cláudio Ferreira.

Em Ceilândia, as equipes investigaram o setor Norte, nas QNQ e QNR, onde a água da chuva entrou nas residências e levou muita lama para as vias principais. “Infelizmente tivemos uma chuva atípica com muito volume em pouco tempo e as trombas d’água causaram esse transtorno”, revela o administrador de Ceilândia, Dilson Almeida.

As famílias prejudicadas serão auxiliadas e os trabalhos previstos para segunda-feira serão de limpeza das ruas, dos abrigos de coletivos e das bocas de lobo, além da recuperação de calçadas e asfaltos que foram arrancados.

“Ainda ontem (sábado, 15) nosso pessoal deu uma andada na região para identificar os problemas e hoje (domingo, 16) fomos com mais calma. Mas já fizemos a sinalização dos locais onde o asfalto foi arrancado para evitar acidentes e amanhã (segunda, 17) vamos atrás de resolver os problemas mais sérios”, destacou Almeida.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias