A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião, no Distrito Federal, registrou um aumento significativo no número de atendimentos pediátricos no primeiro trimestre de 2023. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde, foram realizados mais de seis mil atendimentos a crianças de 0 a 12 anos na unidade de saúde.
De acordo com a gerente da UPA, Carla Santos, o aumento no número de atendimentos pediátricos pode estar relacionado ao agravamento da pandemia de Covid-19 e ao retorno das atividades escolares presenciais. “Percebemos um aumento na procura por atendimento pediátrico desde o início do ano, especialmente após a retomada das aulas presenciais”, afirma.
Entre as principais demandas atendidas na UPA de São Sebastião estão as infecções respiratórias agudas, como gripes e resfriados, e as crises de asma. “Esses são os problemas mais comuns entre as crianças, principalmente nessa época do ano, em que as temperaturas estão mais baixas e o tempo mais seco”, explica a gerente.
Apesar do aumento no número de atendimentos, a UPA de São Sebastião tem conseguido manter um bom tempo de espera para os pacientes. Segundo Carla Santos, o tempo médio de espera para atendimento pediátrico é de cerca de 40 minutos. “Temos uma equipe de profissionais altamente capacitados e comprometidos com a qualidade do atendimento, o que tem nos permitido atender à demanda de forma eficiente”, destaca.
A UPA de São Sebastião é uma das unidades de saúde mais importantes da região, atendendo a uma população de cerca de 30 mil pessoas. A unidade conta com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de equipamentos modernos e estrutura adequada para o atendimento de urgência e emergência.