- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalNúmero de multas por uso do celular ao volante cresce no Distrito...

Número de multas por uso do celular ao volante cresce no Distrito Federal

Já passa dos 24 mil o número de infrações pela prática irregular. Utilizar o aparelho parado no semáforo também pode gerar multa.

Dados da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apontam que o número de multas por dirigir usando o celular já ultrapassou os 24 mil somente neste ano. Em janeiro e fevereiro de 2023 foram registradas 16.254 infrações, número superior ao do mesmo período do ano anterior, com aumento de 3%.

O uso do celular ao volante é considerado um delito que rende sete pontos na carteira e uma multa de R$ 293,47. Somente entre 17 e 23 de abril deste ano, a PMDF flagrou 1.168 motoristas cometendo essa infração. As consequências dessa prática vão além das penalidades impostas pela lei, pois a distração do motorista pode causar acidentes e colocar em risco a vida de quem está ao redor.

O coronel Edvã de Oliveira Sousa ressalta que é comum ter acidentes sem marcas de frenagem na via devido à distração dos motoristas. “São pessoas que nem sequer perceberam o que estava acontecendo. Não veem mudança de direção dos veículos, ciclistas, motos… Isso coloca em risco tanto a vida deles quanto a de quem está ao redor”, destaca.

O coronel afirma ainda que não é permitido utilizar o celular nem mesmo parado no semáforo, pois a situação é caracterizada como interrupção de marcha. O ato já está vinculado a multa, pois a abordagem de orientar já é feita nos programas educativos.

Para conscientizar os condutores, o Departamento de Trânsito do DF (Detran) realiza campanhas educativas, aborda os motoristas nas vias, investe em publicidade e trabalha em escolas. A fiscalização também é frequente, com viaturas em pontos estratégicos, segundo informações do coordenador de Policiamento de Trânsito, Wesley Cavalcante.

O agente ressalta o perigo da prática irregular, visto que há registros de acidentes com vítimas fatais pelo uso do celular ao volante no DF. “O tempo de reação aumenta, o tempo de frenagem também. Os números, que já eram altos, aumentaram muito, quase 90 mil infrações no ano passado”, destaca.

O grupo Guardião do Trânsito, que faz parte da PMDF, também trabalha na conscientização de estudantes junto aos pais. Em 2022, o programa atendeu 72 mil alunos de escolas públicas. “O objetivo é formar cidadãos melhores. Estamos vindo fortes com a fiscalização, para que a pessoa sinta no bolso e não na retirada da vida de alguém ou dela mesma por causa de uma ligação ou mensagem que pode esperar”, ressalta o coronel Edvã de Oliveira Sousa.

Segundo o coronel, a PMDF notifica entre 1.400 e 1.600 condutores por semana após avistarem eles mexendo no celular. O coronel e o agente do Detran afirmam que essa prática é comparável a dirigir alcoolizado. “É igualmente uma irresponsabilidade, porque a pessoa que mexe no celular toma essa decisão. Quando entrar no veículo, se separe do celular. Mais urgente que uma mensagem ou ligação é a sua integridade física”, completa o policial militar.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias