O leite materno é essencial para o bebê, fornecendo todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e proteção contra infecções. Os prematuros, com sistema imunológico frágil, precisam ainda mais desses nutrientes. O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, em 19 de maio, destaca a importância da doação, incentivando o aleitamento materno e conscientizando a sociedade.
De acordo com Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano do DF, as doações recebidas recentemente não foram suficientes para atingir a meta mensal. Ela enfatiza que mesmo pequenas doações de leite materno têm um impacto significativo.
Cada pote de 300 ml pode alimentar até dez recém-nascidos que estão internados nas UTIs neonatais. Mensalmente, cerca de 300 crianças internadas nos hospitais do DF dependem desse alimento. Essa demanda média equivale a aproximadamente dois mil litros de leite pasteurizado por mês.
Para doar
Para realizar a doação, as mães interessadas devem ligar para o número 160 (opção 4) ou se cadastrar no site do Amamenta Brasília. Em seguida, receberão instruções sobre como coletar e armazenar o leite em casa, sem a necessidade de ir até os hospitais. Uma equipe dos bombeiros será enviada à residência da doadora para entregar um kit e, posteriormente, recolher os recipientes cheios.
O processo de coleta do leite é simples. A mulher deve anotar a data da primeira coleta no pote e armazená-lo no congelador. Não é necessário encher o pote de uma vez, basta transferir o líquido para o frasco que está no congelador usando um copo de vidro esterilizado. A doação deve ser entregue ao banco de leite em até 15 dias.