- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalNesta segunda-feira (22) a carreta da Hanseníase chega a Ceilândia

Nesta segunda-feira (22) a carreta da Hanseníase chega a Ceilândia

Unidade móvel faz diagnóstico gratuito da doença e orienta a população sobre os principais sintomas e tratamento. Atendimento será no estacionamento da administração regional até quarta-feira (24).

A Carreta da Hanseníase chegará a Ceilândia nesta segunda-feira (22) para atender os moradores. O atendimento ocorrerá no estacionamento da administração regional, das 9h às 17h, e incluirá testes e esclarecimento de dúvidas sobre os sintomas e tratamento da doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos. Os primeiros sinais da doença são manchas na pele que apresentam alteração ou perda de sensibilidade. Outros sintomas incluem sensações de fisgadas ou dormência nas extremidades, caroços e placas em qualquer parte do corpo, e diminuição da força muscular. A doença é curável e o tratamento é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo Sandra Araújo, diretora de Atenção Primária da Região Oeste, o diagnóstico precoce é crucial para impedir a progressão da doença, e a clínica móvel desempenha um papel importante nesse processo. “A carreta oferece uma variedade de atividades essenciais na estratégia de controle da hanseníase. A detecção antecipada de casos é fundamental para prevenir as incapacidades resultantes da doença e controlar os focos de infecção”, destaca Sandra.

A transmissão da hanseníase ocorre por meio do contato próximo e frequente, bem como pelas vias respiratórias, como secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro, de pacientes não tratados. A unidade móvel de saúde conta com quatro consultórios e uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e farmacêuticos.

A Carreta da Hanseníase é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde, com o apoio do Hospital Universitário de Brasília, da Fundação Novartis e do Grupo de Apoio a Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah).

Serviço

Carreta da Hanseníase – Unidade móvel com diagnóstico gratuito da doença
– Data: 22 a 24 de maio (segunda a quarta-feira)
– Horário: Das 9h às 17h
– Local: Estacionamento da Administração Regional de Ceilândia (QNM 13 módulo B Área Especial – Ceilândia Sul)

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias