Após a definição das datas de reposição das aulas perdidas devido à paralisação dos professores da rede pública de ensino no Distrito Federal, os calendários escolares atualizados para o ano letivo de 2023 já estão disponíveis no site da Secretaria de Educação. Um total de 200 dias letivos é obrigatório para o ano.
Os calendários foram disponibilizados após a publicação da Portaria nº 504, em 1º de junho de 2023. As datas para a reposição das aulas perdidas durante a greve foram estabelecidas em conjunto com o Sindicato dos Professores (Sinpro).
As aulas de reposição tiveram início no último sábado (3). O objetivo é garantir que os estudantes possam concluir o ano letivo sem nenhum prejuízo, uma vez que algumas escolas ficaram paralisadas por 22 dias, sendo que 16 deles correspondem a dias letivos.
Desse modo, todos os sábados de junho serão dedicados à reposição das aulas, além dos períodos de 12 a 15 e de 17 a 22 de julho, juntamente com os sábados 1º e 8 de julho.
No entanto, uma vez que cada professor aderiu à paralisação em diferentes períodos, as datas de reposição deverão ser estabelecidas em conjunto pelos professores, orientadores educacionais e equipe gestora de cada unidade escolar, seguindo as orientações fornecidas.
A Secretaria de Educação acompanha sistematicamente se a reposição está ocorrendo conforme o planejado, por meio das coordenações regionais de ensino, a fim de garantir que nenhum estudante seja prejudicado.