- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalTúnel Rei Pelé em Taguatinga celebra jogador e homenageia trabalhadores

Túnel Rei Pelé em Taguatinga celebra jogador e homenageia trabalhadores

Memorial no boulevard celebra Pelé com impressionante escultura de aço e eterniza os nomes dos 750 servidores envolvidos na construção da obra viária.

O recém-inaugurado Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, conta com um espaço de homenagens que celebra Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, e os trabalhadores envolvidos na construção da obra viária. Localizado na parte superior do boulevard, o memorial é composto por quatro elementos significativos.

O destaque do memorial é uma imponente escultura do rei do futebol, criada pelo renomado escultor radicado em Taguatinga, Omar Franco. A obra, confeccionada em três chapas de aço, sendo uma de carbono e as outras de aço inoxidável, possui impressionantes 2,7 metros de altura por 1,25 metros de largura, pesando cerca de 500 kg. A escultura, que levou 60 dias para ser concluída, é uma releitura de uma fotografia de Pelé em sua juventude, apresentando uma estrutura vazada que cria um efeito tridimensional quando exposta à luz solar.

Franco explicou sua escolha pelo material utilizado: “É uma escultura do tamanho do peso do Pelé. Escolhi esse material por ser definitivo. Estará intacto nos próximos 50 anos, não sofrerá consequência do tempo. É para perpetuar o túnel e o rei Pelé”. A intenção do escultor era criar uma obra contemporânea e tecnológica, que dialogasse com a modernidade do túnel em termos de tecnologia e engenharia.

Além da escultura, o memorial conta com uma placa de aço carbono com o nome da obra viária e duas estruturas de alvenaria pintadas de preto. No entanto, o verdadeiro destaque da homenagem são os dois grandes quadrados que receberão os nomes de 750 servidores que contribuíram, de alguma forma, para a construção do túnel. Os nomes dos trabalhadores serão gravados em quatro placas de aço carbono, cada uma medindo 1,50 m de altura por 60 cm de largura, com a cor ainda a ser definida.

O convite para criar a escultura veio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, devido à relação de Omar Franco com a cidade. O artista, que nasceu em Minas Gerais, mudou-se para Taguatinga em 1969. “Acho que o memorial humaniza mais o centro urbano. Mostra que o túnel atende os motoristas, dando mais fluidez ao trânsito, e devolve essa região para a população. Todo mundo ganhou: o motorista e a população. Esse foi o maior presente que Taguatinga poderia ganhar”, definiu Franco.

Vale ressaltar que Omar Franco é um renomado artista cujas esculturas também fazem parte do cenário urbano de Brasília, estando presentes em setores comerciais e bancários da cidade, na W3 Norte, em shoppings, praças e prédios.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias