- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalFarmácia Popular amplia acesso a medicamentos gratuitos e subsidiados para diversas doenças

Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos gratuitos e subsidiados para diversas doenças

Para retirar, basta ir a uma drogaria credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF.

Os beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito aos 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular, que é oferecido pelo governo federal. Para retirar os medicamentos, basta que o cidadão vá até uma unidade credenciada e apresente a receita médica, documento de identidade e CPF. No Distrito Federal, há atualmente cerca de 350 mil famílias inscritas no programa, o que corresponde a quase 815 mil cidadãos. A gestão regional do programa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, o Bolsa Família vai além da questão socioassistencial, uma vez que suas informações se relacionam com outras políticas, como a educação e a saúde, por exemplo.

Até o momento, o programa Farmácia Popular oferecia medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes. Os demais tratamentos eram disponibilizados com preços mais baixos, através do modelo de copagamento, onde o beneficiário contribuía com uma parte do valor do serviço, enquanto o governo arcava com o restante. No entanto, a partir de agora, os beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa para o tratamento de diversas doenças.

Não é necessário fazer um cadastro prévio, pois o reconhecimento da relação entre o beneficiário e o Bolsa Família é feito automaticamente pelo sistema.

Farmácia Popular

O Farmácia Popular do Brasil disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, e a partir de agora, também para osteoporose e anticoncepcionais. Além disso, o programa oferece medicamentos com subsídio para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. No total, o Farmácia Popular abrange o tratamento de 11 doenças.

Adicionalmente, o Farmácia Popular continua oferecendo, de forma gratuita, 22 medicamentos para o controle da asma, diabetes e hipertensão a todos os cidadãos. Não há mudanças nessa lista, e os medicamentos gratuitos continuam sendo disponibilizados.

Medicamentos disponíveis
  • Gratuitos para beneficiários do Bolsa Família

– Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)

– Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)

– Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)

– Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)

– Incontinência: fralda geriátrica

– Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)

– Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)

– Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg).

  • Gratuitos para toda a população

– Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg)

– Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml)

– Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).

Continue Lendo

Acesso à saúde e assistência cresce entre população em situação de rua no DF

Um levantamento recente revelou avanços significativos no atendimento à população em situação de rua no Distrito Federal. A proporção de pessoas desse grupo que...

Museu de Arte de Brasília recebe estudantes para oficina de geometria inspirada em Athos Bulcão

Nesta segunda-feira (19), o Museu de Arte de Brasília (MAB) abriu suas portas para receber 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino...

Câmara Legislativa celebra os 216 anos da Polícia Militar do DF em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quinta-feira (15), uma sessão solene em comemoração aos 216 anos de fundação da Polícia Militar...

Educação Integral Chega ao Campo com Ampliação Histórica de Escola no Paranoá

A comunidade rural do Paranoá e regiões vizinhas vive um marco para a educação pública local. Nesta sexta-feira (16), o Centro Educacional PAD-DF (CED...

Câmara Legislativa aprova criação do IPTU Social para isentar famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei nº 510/2023, que...

Comentários

Últimas notícias