No mês do Orgulho LGBTQIA+, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nesta segunda-feira (26) a quarta edição do Seminário LGBTQIA+. Sob o tema “Escola de todas as cores: acolher as diversidades, respeitar as diferenças”, o evento, idealizado pelo deputado Fábio Felix (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos, teve como objetivo central a discussão de práticas pedagógicas eficientes para garantir a inclusão e proteção de crianças e adolescentes LGBTQIA+ no ambiente escolar.
Felix destacou a importância do seminário diante da violência e do bullying que ocorrem nas escolas, motivos graves que contribuem para a evasão escolar de pessoas LGBTQIA+. “A violência e o bullying na escola são graves motivos que levam à evasão escolar de pessoas LGBTQIA+. A escola tem uma importância fundamental na vida de todos, é o primeiro espaço de socialização, construção de vínculos e fortalecimento da nossa identidade. Por isso, não pode ser um local que reproduz e é conivente com a violência LGBTFóbica”, apontou o parlamentar.
A programação do seminário contou com a realização de duas mesas de debate. A primeira mesa, intitulada “Uma Educação cidadã e protetora para todas”, reuniu especialistas renomados, incluindo Kaleb Giulia, pedagogo e coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat/DF); Pedro Ivo, educador e escritor; Ellen Cintra, professora e doutoranda em Educação pela UnB; e Andrey Nascimento, estudante secundarista e militante do Coletivo Juntos!.
A segunda mesa teve como tema “A invenção da ‘ideologia de gênero’ e o cerceamento das identidades dissidentes”, e trouxe à discussão diversos palestrantes experientes, como Camila Galetti, socióloga e ativista do Coletivo Juntas!; Vinicius Mota, psicólogo; Keka Bagno, assistente social e mestra em Políticas Públicas; e Cristiano Lucas, pedagogo e doutorando em Educação pela UnB.
O Seminário LGBTQIA+ se consolidou como um espaço de reflexão e diálogo importante, reunindo especialistas, educadores, ativistas e estudantes, com o intuito de promover um ambiente escolar inclusivo, seguro e livre de preconceitos.