- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDeputado Robério Negreiros propõe o Programa Jovem Monitor Cultural

Deputado Robério Negreiros propõe o Programa Jovem Monitor Cultural

Iniciativa visa promover interação com espaços culturais e proporcionar oportunidades de emprego e formação profissional.

De autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), foi apresentado o projeto de lei intitulado “Programa Jovem Monitor Cultural”. A iniciativa tem como objetivo principal capacitar jovens e promover uma maior interação entre a comunidade e os espaços culturais. O programa visa atender prioritariamente jovens de baixa renda, oferecendo uma bolsa mensal para auxiliá-los durante sua participação.

De acordo com o texto do projeto de lei, a capacitação dos jovens tem como propósito estimulá-los a se envolverem de maneira mais ativa e significativa nas diversas manifestações culturais presentes em nossa sociedade.

O programa será realizado por meio de um processo seletivo e irá fornecer formações teóricas e práticas relacionadas à gestão cultural. Conforme a proposta, a administração pública poderá conceder uma bolsa mensal para subsidiar alimentação e transporte dos candidatos aprovados no programa. A execução ficará a cargo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Negreiros enfatizou a importância do projeto e expressou suas expectativas em relação à sua implementação. Segundo ele, “a ideia é proporcionar aos jovens a participação em um programa que altere seu contexto social, atuando como uma política pública de primeiro emprego, formação e prática profissional”.

Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta ainda que “todo processo que envolve a formação para o trabalho começa antes do ingresso em uma ocupação profissional, seja ela formal ou informal, e continua durante toda a vida profissional do indivíduo”.

O Distrito Federal conta com aproximadamente 150 mil jovens que não estudam nem trabalham. Para o deputado, além de promover a interação entre a comunidade e os espaços culturais, a proposta tem como objetivo “fortalecer a inserção socioeconômica, buscar o desenvolvimento da formação, proporcionar a experimentação profissional e facilitar a continuidade dos estudos dos jovens”.

Inclusão

Conforme a proposição, a cada edital de seleção, será garantida uma reserva de vagas correspondente a 10% para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante comprovação por meio de laudo médico.

Continue Lendo

Acesso à saúde e assistência cresce entre população em situação de rua no DF

Um levantamento recente revelou avanços significativos no atendimento à população em situação de rua no Distrito Federal. A proporção de pessoas desse grupo que...

Museu de Arte de Brasília recebe estudantes para oficina de geometria inspirada em Athos Bulcão

Nesta segunda-feira (19), o Museu de Arte de Brasília (MAB) abriu suas portas para receber 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino...

Câmara Legislativa celebra os 216 anos da Polícia Militar do DF em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quinta-feira (15), uma sessão solene em comemoração aos 216 anos de fundação da Polícia Militar...

Educação Integral Chega ao Campo com Ampliação Histórica de Escola no Paranoá

A comunidade rural do Paranoá e regiões vizinhas vive um marco para a educação pública local. Nesta sexta-feira (16), o Centro Educacional PAD-DF (CED...

Câmara Legislativa aprova criação do IPTU Social para isentar famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei nº 510/2023, que...

Comentários

Últimas notícias