No primeiro semestre de 2023, Brasília se destaca como a segunda cidade do Brasil com maior número de registros de veículos leves eletrificados. Essa conquista a coloca atrás somente de São Paulo, ultrapassando outras capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Nesse período, foram realizados 2.008 registros, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Para impulsionar ainda mais a adoção de veículos elétricos no Distrito Federal, o governo estabeleceu um novo acordo de colaboração técnica em parceria com a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI). Uma das metas desse acordo é a revitalização das estações públicas de carregamento para veículos elétricos, as quais foram instaladas em edifícios governamentais no DF em 2019. Esse esforço ocorreu durante o projeto-piloto VEM DF, que viabilizou a disponibilidade de veículos elétricos e pontos de recarga para os funcionários pré-cadastrados do Governo do Distrito Federal (GDF).
No total, a cidade abriga 35 pontos de carregamento distribuídos estrategicamente (veja abaixo). Os que estavam inativos, totalizando 12, serão novamente ativados, enquanto outros serão deslocados para áreas de alta demanda. A utilização desses carregadores será gratuita e acessível a todos os cidadãos.
“Já possuíamos esses pontos de carregamento pré-existentes. Alguns estavam operacionais, mas estamos reinstaurando todos eles e planejamos criar um mapa de calor para identificar quais são mais frequentados e quais são menos utilizados, permitindo a realocação para locais de maior necessidade. Nosso objetivo é expandir as opções disponíveis e encorajar a população a adquirir mais veículos elétricos e híbridos”, afirma Gustavo Amaral, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com Tiago Faierstein, o gerente de Novos Negócios da ABDI, o propósito é aprimorar a infraestrutura de carregamento originada pelo programa VEM DF. “Esse processo está ocorrendo gradualmente, com a manutenção e reativação dos pontos de recarga. Além disso, estamos finalizando uma parceria com empresas privadas para que alguns dos 35 pontos de recarga do DF sejam realocados para áreas de maior tráfego”, esclarece.
Além do aprimoramento da infraestrutura já existente, o acordo abarca uma série de iniciativas colaborativas voltadas para a promoção do desenvolvimento da mobilidade elétrica no Distrito Federal. Essas atividades envolvem estudos, compartilhamento de informações e experiências. “Trata-se de um acordo destinado a impulsionar a eletromobilidade em Brasília, buscando a colaboração para a implementação de diversas ações que garantam que a cidade continue a se destacar como a capital dos veículos elétricos”, acrescenta Faierstein.
Esse incentivo alinha-se com a abordagem sustentável do governo. Em 2021, o GDF ratificou a Lei nº 7.028, que isenta veículos elétricos e híbridos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Distrito Federal. Segundo Amaral, “o governo busca estimular a adoção da eletromobilidade, primeiramente devido à redução das emissões de poluentes. Além disso, essa mudança proporciona economia para a população em termos de combustível, manutenção e até mesmo com a isenção do IPVA após a reforma legislativa.”
Ao longo do projeto-piloto, entre outubro de 2019 e dezembro de 2022, foram realizadas 13.404 viagens com os veículos por parte dos 602 usuários registrados, resultando na evitar de 17.43 toneladas de emissões de poluentes e na economia de 5.161,6 litros de combustível.
Conforme explicado pelo secretário, o departamento está empenhado em estabelecer uma colaboração com o Departamento de Trânsito (Detran-DF) visando à implantação de pontos de carregamento para motocicletas elétricas em estacionamentos de acesso público.
Veja onde estão os pontos públicos de recarga de veículos elétricos e híbridos:
Administração Regional de Águas Claras (Rua Manacá)
Administração Regional de Brazlândia (Setor Tradicional Q. 16)
Administração Regional de Ceilândia (QNM 13, Módulo B)
Administração Regional do Guará (QE 25)
Administração Regional do Paranoá (Praça Central, Lt. 1)
Administração Regional de Planaltina (Avenida Uberdan Cardoso)
Administração Regional do Plano Piloto (SBN Quadra 2 Bloco K)
Administração Regional do Riacho Fundo (AC 3 CLN 7 Bloco A)
Administração Regional de Samambaia (Centro Urbano)
Administração Regional de Sobradinho (Quadra Central Lote A)
Administração Regional do Sudoeste (SIG Quadra 6)
Administração Regional do Varjão (Quadra 1, Conj. D, Lote 1)
Administração Regional de Vicente Pires (Rua 4A Travessa 4)
Administração Regional da Fercal (DF 150 km 12 Rua 2)
Administração Regional do Lago Norte (CA 5)
Administração Regional do Lago Sul (AE 1, QI 11)
Administração Regional de São Sebastião (Quadra 101)
Administração Regional de Taguatinga (Praça do Relógio Lote A)
Câmara dos Deputados – Anexo IV Congresso Nacional (Estacionamento do Anexo IV)
Ceasa – Centrais de Abastecimento do DF (Estacionamento interno – SIA Trecho 10)
Codhab – Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (SCS Quadra 6)
Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (AENW 3, Lote A)
FAP – Fundação de Apoio à Pesquisa (Granja do Torto, Lote 4)
Fundação Jardim Zoológico de Brasília (Avenida das Nações, Via L4)
HFA – Hospital das Forças Armadas (Estacionamento interno – Setor Sudoeste)
Ministério da Ciência e Tecnologia (Bloco E, Zona Cívico-Administrativa)
Novacap (Estacionamento interno – Setor de Áreas Públicas Lote B)
Palácio do Buriti P-1 (Praça do Buriti)
Palácio do Buriti P-2 (Praça do Buriti)
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek (Estacionamento 13)
Reciclotech – Gama (Quadra 6, Lote 20)
Secretaria de Segurança Pública (Estacionamento – SDN)
Secretaria de Saúde – Parque de Apoio (SGAP Lote G AE)
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SCS 6 A)
TRF – Tribunal Regional Federal (Praça dos Tribunais Superiores)