A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu nesta quinta-feira (24) mais 85 viaturas para reforçar o policiamento em todo o DF. Os carros, modelo Chevrolet TrailBlazer, foram entregues pelo governador Ibaneis Rocha durante uma cerimônia na Praça do Buriti. A primeira leva de 75 viaturas – de um total de 160 novos veículos – foi liberada em 15 de agosto.
Ao comentar os novos equipamentos, Ibaneis Rocha comemorou a preservação do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) fora do projeto do arcabouço fiscal. “Esta semana tem sido de muitas vitórias em relação ao Fundo Constitucional, o que preserva a qualidade do trabalho que a gente vem fazendo na segurança pública. O DF é um dos locais mais seguros do país e nós temos que agradecer pelo trabalho que eles realizam. Não estamos fazendo mais do que a nossa obrigação de equipar essa polícia para que eles possam fazer o trabalho deles”, disse.
Vale destacar que a compra dos veículos foi feita justamente com parte dos recursos do Fundo Constitucional e outra parte pelo Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Militar do Distrito Federal (FUNPM).
O comandante-geral da PMDF, coronel Adão Teixeira, disse que o objetivo é atualizar a frota constantemente. “Nossa meta é fazer uma renovação da frota em torno de 20% ao ano, de forma que a gente tenha equipamentos sempre novos, antenados com a tecnologia, para atender a população da forma que ela merece”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou que o investimento em novas viaturas. “Essa é uma demonstração do GDF em atender demandas não só das categorias, mas também da sociedade. Dando mais condições de trabalho para a Polícia Militar e demais corporações, você traz esse benefício para a comunidade. A sociedade se beneficia de uma corporação com melhores condições de trabalho”, acrescentou.
Além das viaturas entregues à PMDF, o GDF também forneceu 57 veículos à Polícia Penal e oito à Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam).
Cabe pontuar que o governo tem investido também em infraestrutura, com a reforma de batalhões, quartéis e delegacias e uma nova sede para a Secretaria de Segurança Pública. A valorização dos profissionais também está em pauta, com o recente aumento de 18% para as forças de segurança, em vigor desde julho deste ano.