- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalClimaO Distrito Federal entra em estado de alerta devido a onda de...

O Distrito Federal entra em estado de alerta devido a onda de calor

A capital está marcando temperaturas 5ºC acima da média esperada para setembro. Especialistas aconselham o consumo abundante de água, o uso de roupas leves e a moderação nos exercícios físicos ao ar livre durante os períodos críticos.

O Distrito Federal está atualmente sob um alerta laranja devido a condições perigosas de baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital federal está enfrentando uma onda de calor e as temperaturas estão consistentemente 5ºC acima da média esperada para o mês de setembro.

O pico máximo de calor deste ano foi alcançado na última terça-feira (19) com 34,5°C na região do Gama. O aviso do Inmet foi emitido às 11h desta quarta-feira (20) e deve permanecer em vigor, pelo menos, até o domingo (24). No entanto, os meteorologistas preveem que a próxima semana será ainda mais quente, com temperaturas superiores a 35ºC, podendo exigir uma extensão do alerta. Cleber Souza, do Inmet, explicou que essa situação se deve à influência do fenômeno El Niño, que afeta a temperatura da superfície do Oceano Pacífico e contribui para temperaturas mais elevadas. A presença de uma massa de ar seca e quente está bloqueando a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, aumentando a exposição à radiação solar.

Devido ao calor intenso e à baixa umidade, a população deve seguir as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal. Isso inclui usar roupas leves, fazer refeições leves e manter uma hidratação adequada. Além disso, é aconselhável umedecer regularmente os olhos e as narinas. O tenente-coronel Ricardo Costa Ulhoa, coordenador de Planejamento, Monitoramento e Controle, também alerta contra a prática de atividades esportivas ao ar livre entre as 10h e as 16h, quando as temperaturas estão mais altas. Ele recomenda o uso de hidratantes, protetor solar e protetor labial durante a prática esportiva e no dia a dia.

Fabiana Fonseca, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, enfatiza a importância de ficar atento aos sinais de desidratação, como fraqueza, tontura e mal-estar geral. Ela destaca a necessidade de aumentar a ingestão de água, evitar exposição prolongada ao sol e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. É crucial cuidar da saúde e bem-estar durante esse período de clima extremo no Distrito Federal.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias