No Dia de Finados, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) estará oferecendo atendimentos psicológicos e de assistência social em todos os cemitérios da Concessionária Campo da Esperança do Distrito Federal, que incluem Asa Sul, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Gama e Brazlândia. O horário de visitação em cada um desses locais será das 7h às 19h.
É esperado que cerca de 600 mil pessoas visitem essas unidades para prestar homenagens a seus entes queridos. A Sejus disponibilizará uma tenda próxima à administração de cada cemitério, onde os visitantes poderão obter informações relacionadas aos serviços cemiteriais e funerários, bem como esclarecer dúvidas sobre a organização das visitas. Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, ressalta a importância de garantir que a população do Distrito Federal se sinta protegida, acolhida e respeitada neste dia significativo.
Para facilitar o acesso aos cemitérios de Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, vans estarão disponíveis. Durante todo o dia, em todos os cemitérios, haverá missas realizadas pela Arquidiocese de Brasília em tendas providenciadas pela Concessionária Campo da Esperança. Além disso, a Ouvidoria da Sejus estará presente para receber reclamações, denúncias e sugestões relacionadas aos serviços cemiteriais. Cartilhas com informações úteis e tabelas de preços dos serviços oferecidos serão distribuídas.
Para assegurar uma visita tranquila, os locais contarão com segurança, brigadistas, banheiros químicos, postos médicos e ambulâncias. Água potável será fornecida pela Caesb.