Os residentes do Guará têm agora a oportunidade de decidir o local de instalação do mais recente monumento na região administrativa. A administração local lançou uma enquete virtual para que a comunidade vote no local preferido para a escultura, com prazo final marcado para 28 de novembro.
A peça em questão é uma escultura da loba-guará, de autoria do renomado artista plástico Zakeu Vitor. A representação do animal, em tamanho natural (entre 95 cm e 115 cm de altura), é confeccionada exclusivamente a partir de peças metálicas reaproveitadas. “A escolha pelo animal é uma forma de homenagear a cidade. Trata-se de uma escultura montada com materiais recicláveis, como porcas, parafusos, pedaços de cadeado, de ferradura e outros metais”, explica Vitor.
Com vasta experiência em estruturas metálicas, o artista abandonou a confecção de móveis em ferro para se dedicar integralmente à arte, reutilizando sucatas metálicas em suas criações. “Foi aí que descobri o reaproveitamento das sucatas metálicas e deixei essa atividade de lado para me dedicar à arte”, relata. “Onde alguns enxergam lixo, eu vejo matéria-prima para as minhas artes”, complementa.
Miguel Alves, um dos idealizadores, destaca a importância do projeto na preservação dos monumentos históricos da cidade. Até o momento, o projeto já resultou na instalação de um letreiro e duas esculturas de lobos-guará em pontos emblemáticos. “Tem sido um sucesso. Os moradores estão adorando e vários param para tirar fotos. A nossa ideia é entregar ainda mais monumentos futuramente”.
A escolha do local para o novo monumento será decidida pela vontade dos moradores. A participação na votação é simples, bastando acessar o site, informar o nome e escolher entre as opções de localização: via de ligação entre o Guará I e Guará II, QE 38 ou bairro Lúcio Costa.
O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, ressalta que a iniciativa visa embelezar as ruas da região, transformando o Guará em uma “grande galeria a céu aberto”. Segundo o gestor, mais de 500 votos já foram computados até agora. “A previsão é que a escultura seja instalada em dezembro, constituindo um presente de Natal para o Guará, com o apoio do governador Ibaneis Rocha”, finaliza.