- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalMoradores do Guará participam da escolha de local de novo monumento

Moradores do Guará participam da escolha de local de novo monumento

Votação popular online define endereço do mais recente monumento artístico, uma obra de Zakeu Vitor em materiais reciclados.

Os residentes do Guará têm agora a oportunidade de decidir o local de instalação do mais recente monumento na região administrativa. A administração local lançou uma enquete virtual para que a comunidade vote no local preferido para a escultura, com prazo final marcado para 28 de novembro.

A peça em questão é uma escultura da loba-guará, de autoria do renomado artista plástico Zakeu Vitor. A representação do animal, em tamanho natural (entre 95 cm e 115 cm de altura), é confeccionada exclusivamente a partir de peças metálicas reaproveitadas. “A escolha pelo animal é uma forma de homenagear a cidade. Trata-se de uma escultura montada com materiais recicláveis, como porcas, parafusos, pedaços de cadeado, de ferradura e outros metais”, explica Vitor.

Com vasta experiência em estruturas metálicas, o artista abandonou a confecção de móveis em ferro para se dedicar integralmente à arte, reutilizando sucatas metálicas em suas criações. “Foi aí que descobri o reaproveitamento das sucatas metálicas e deixei essa atividade de lado para me dedicar à arte”, relata. “Onde alguns enxergam lixo, eu vejo matéria-prima para as minhas artes”, complementa.

Miguel Alves, um dos idealizadores, destaca a importância do projeto na preservação dos monumentos históricos da cidade. Até o momento, o projeto já resultou na instalação de um letreiro e duas esculturas de lobos-guará em pontos emblemáticos. “Tem sido um sucesso. Os moradores estão adorando e vários param para tirar fotos. A nossa ideia é entregar ainda mais monumentos futuramente”.

A escolha do local para o novo monumento será decidida pela vontade dos moradores. A participação na votação é simples, bastando acessar o site, informar o nome e escolher entre as opções de localização: via de ligação entre o Guará I e Guará II, QE 38 ou bairro Lúcio Costa.

O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, ressalta que a iniciativa visa embelezar as ruas da região, transformando o Guará em uma “grande galeria a céu aberto”. Segundo o gestor, mais de 500 votos já foram computados até agora. “A previsão é que a escultura seja instalada em dezembro, constituindo um presente de Natal para o Guará, com o apoio do governador Ibaneis Rocha”, finaliza.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias