O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na modernização das sedes das agências do trabalhador de Taguatinga e do Plano Piloto ultrapassará R$ 733 mil. Essa iniciativa visa alinhar essas unidades aos padrões do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Ivan Alves, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), destaca que o DF está na vanguarda, sendo a primeira unidade da Federação a iniciar as obras de padronização das agências do trabalhador. Ao longo deste ano, as agências realizaram mais de 187 mil atendimentos, sendo 170 mil de intermediação de mão de obra e 17 mil relacionados ao seguro-desemprego.
As melhorias incluirão a reforma de fachadas, aprimoramento da acessibilidade, instalação de piso tátil para deficientes visuais e adaptações estruturais para atender pessoas com deficiência. Além disso, as unidades serão equipadas com terminais de atendimento, laboratórios de informática e áreas destinadas a serviços psicológicos e assistência social. Essas adaptações visam a implementação do programa Casa do Trabalhador, do governo federal, sendo obrigatórias para todas as unidades federativas participantes.
O investimento abrange a aquisição de equipamentos para proporcionar maior conforto a servidores e usuários, incluindo computadores, impressoras, mobiliário e máquinas de ar-condicionado.
Além das agências do Plano Piloto e Taguatinga, outras unidades, como Brazlândia, Santa Maria, Gama, Estrutural, São Sebastião, Ceilândia, Sobradinho e Riacho Fundo II, passaram por melhorias recentes. O GDF destinou R$ 7 milhões para essas melhorias, resultando em espaços padronizados e acessíveis, que oferecem atendimentos psicossociais e de recursos humanos, além do registro de candidatos a vagas de emprego.
O governo planeja também a locação de novos prédios para as unidades de Planaltina e Itapoã, adequando-as à demanda das regiões administrativas, e prevê a implantação de postos de atendimento no Sol Nascente/Pôr do Sol e em Arapoanga.
Atualmente, a capital federal conta com 14 postos de atendimento credenciados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo diversos serviços, como cadastro para cursos de qualificação profissional, entrada no seguro-desemprego, orientação para acesso à carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra, inscrição em programas de qualificação, como RenovaDF e QualificaDF, e acesso a microcrédito. Entre janeiro e novembro deste ano, mais de 187 mil atendimentos foram realizados para auxiliar trabalhadores em busca de emprego e aqueles que precisavam de orientação após deixarem seus empregos. Para informações sobre endereços das unidades, consulte este link. A Agência Brasília divulga, de segunda a sexta-feira, as vagas oferecidas pelas empresas para quem está em busca de emprego.