- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalInovação em Saúde: Estação de Telessaúde Promove Transformação Digital e Acesso Universal

Inovação em Saúde: Estação de Telessaúde Promove Transformação Digital e Acesso Universal

Feira de Soluções destaca projeto da Estação de Telessaúde Integrada de Bem-Estar, impulsionando a democratização da saúde e o cuidado remoto fora do ambiente hospitalar.

Com o tema “Transformação Digital na Saúde”, a sexta edição da Feira de Soluções para a Saúde apresenta, até quarta-feira (29), no Millennium Convention Center/Clube Ascade (SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18), o projeto da Estação de Telessaúde Integrada de Bem-Estar. Este projeto tem como objetivo tornar o acesso à saúde mais democrático e promover o autocuidado fora do ambiente hospitalar.

A feira, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Secretaria de Saúde do DF (SES) e com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), destaca a iniciativa desenvolvida na Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB). A proposta visa reduzir as filas de espera e os deslocamentos para unidades hospitalares, uma vez que as estações serão instaladas próximo aos pacientes, e os agendamentos serão realizados por meio de aplicativo. Desde 2022, a telemedicina está autorizada no âmbito da SES.

A Estação de Telessaúde é uma cabine equipada com dispositivos básicos de atendimento, como medidor de pressão, oxímetro, termômetro e balança de bioimpedância. O espaço conta com três câmeras posicionadas em diferentes ângulos para facilitar as avaliações, com imagens transmitidas em tempo real aos profissionais de saúde, que podem realizar atendimentos de qualquer local. Um tapete no chão auxilia na orientação sobre o posicionamento do paciente durante a consulta.

O sistema inclui um mecanismo de auto-higienização com ozônio e lâmpadas de raio ultravioleta UVC, reduzindo os riscos de transmissão de doenças respiratórias. Além disso, a estação oferece um espelho e um espaldar para incentivar exercícios e promover a conscientização sobre os movimentos do corpo, juntamente com barras de segurança e recursos de acessibilidade.

A estação, integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), possibilita triagem, orientação, reabilitação supervisionada e práticas integrativas, além de consultas em diversas especialidades. O equipamento visa aprimorar o atendimento à população vulnerável, sendo destinado a áreas periféricas e comunidades, conforme destaca a professora da UnB, Vivian da Silva Santos, responsável pela prova de conceito do projeto. Ela ressalta que a estação representa mais do que um aplicativo ou um celular, sendo um local onde os pacientes podem receber atendimento de qualidade, permitindo que o SUS tenha infraestrutura para realizar atendimentos a distância.

Atualmente, a SES está avaliando a expansão dos serviços de saúde em três níveis de atenção de forma virtual, utilizando a tecnologia para teleconsulta, teleinterconsulta, telediagnóstico, teletriagem, telerregulação e telematriciamento. O serviço de telemedicina, que envolve o uso da tecnologia para assistência, prevenção, promoção de saúde, educação e pesquisa, já teve exemplos de sucesso no DF, como a cooperação entre o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS) e o Hospital Albert Einstein em junho deste ano, que possibilitou 15 unidades básicas de saúde (UBSs) oferecerem teleconsultas em sete especialidades médicas.

Confira a programação da Feira de Soluções para Saúde.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias