Na tarde desta quinta-feira (30), a Praça dos Direitos foi palco do encerramento de mais um ciclo de atividades do Projeto Cidadania nas Escolas na região do Itapoã. O evento, que contou com a presença da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS-DF) e a parceria da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), marcou a entrega de certificados aos estudantes da rede pública que participaram ativamente da iniciativa.
Idealizado pela SEJUS-DF e institucionalizado por meio da Portaria Conjunta n° 25, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) em setembro, o projeto visa desenvolver ações nas escolas da rede pública de ensino com o propósito de promover a cultura de paz, prevenir o bullying e cuidar do bem-estar de crianças e adolescentes.
A cerimônia de certificação, conduzida pela secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, proporcionou um momento de diálogo com as famílias presentes. “Estamos aqui enquanto Estado para estabelecer a cultura de paz dentro das escolas, a prevenção contra o bullying e os cuidados com as crianças e adolescentes”, afirmou. Passamani ressaltou ainda a importância do projeto na promoção da igualdade racial, prevenção da violência contra a mulher e a defesa dos direitos humanos.
As atividades do Cidadania nas Escolas têm como objetivo reduzir a incidência de violências, diminuir violações de direitos e fomentar o pleno exercício da cidadania nas escolas públicas do Distrito Federal. A certificação é concedida após uma série de encontros que abordam temáticas relevantes para o ambiente escolar.
Seis unidades educacionais foram contempladas na região do Itapoã: Centro Educacional 01; Escola Classe 01; Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns; Escola Classe 2; Escola Classe Cora Coralina e Escola Classe 2.
O Projeto Cidadania nas Escolas propõe seis encontros nas instituições de ensino, envolvendo ativamente a comunidade escolar, equipes gestoras, corpo docente, alunos e pais ou responsáveis. Esses encontros incorporam metodologias diversas, como conversas, dinâmicas interativas, contação de histórias, cine debates, entre outras, com foco na conscientização e reflexão sobre violências e violações de direitos no ambiente escolar.
Iniciado neste ano, o projeto abrangeu cinco regiões administrativas do Distrito Federal: Santa Maria, Itapoã, São Sebastião, Recanto das Emas e Samambaia. Em cada localidade, as ações foram implementadas em seis escolas, totalizando 30 instituições contempladas pela iniciativa. Os estudantes de Santa Maria foram os primeiros a receber os certificados em uma cerimônia realizada em 18 de novembro.
Confira abaixo o cronograma das próximas entregas de certificado:
• 2 de dezembro: São Sebastião;
➝ Local: Caic Unesco;
➝ Horário: 9h às 12h.
• 9 de dezembro: Recanto das Emas;
➝ Local: CEU das Artes;
➝ Horário: 8 às 11h.
• 9 de dezembro: Samambaia;
➝ Local: Direito Delas;
➝ Horário: 10h às 13h.