- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalProjeto Cidadania nas Escolas encerra ciclo de atividades no Itapoã com cerimônia...

Projeto Cidadania nas Escolas encerra ciclo de atividades no Itapoã com cerimônia de certificação

Iniciativa tem enfoque na prevenção de violências e promoção dos direitos humanos.

Na tarde desta quinta-feira (30), a Praça dos Direitos foi palco do encerramento de mais um ciclo de atividades do Projeto Cidadania nas Escolas na região do Itapoã. O evento, que contou com a presença da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS-DF) e a parceria da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), marcou a entrega de certificados aos estudantes da rede pública que participaram ativamente da iniciativa.

Idealizado pela SEJUS-DF e institucionalizado por meio da Portaria Conjunta n° 25, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) em setembro, o projeto visa desenvolver ações nas escolas da rede pública de ensino com o propósito de promover a cultura de paz, prevenir o bullying e cuidar do bem-estar de crianças e adolescentes.

A cerimônia de certificação, conduzida pela secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, proporcionou um momento de diálogo com as famílias presentes. “Estamos aqui enquanto Estado para estabelecer a cultura de paz dentro das escolas, a prevenção contra o bullying e os cuidados com as crianças e adolescentes”, afirmou. Passamani ressaltou ainda a importância do projeto na promoção da igualdade racial, prevenção da violência contra a mulher e a defesa dos direitos humanos.

As atividades do Cidadania nas Escolas têm como objetivo reduzir a incidência de violências, diminuir violações de direitos e fomentar o pleno exercício da cidadania nas escolas públicas do Distrito Federal. A certificação é concedida após uma série de encontros que abordam temáticas relevantes para o ambiente escolar.

Seis unidades educacionais foram contempladas na região do Itapoã: Centro Educacional 01; Escola Classe 01; Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns; Escola Classe 2; Escola Classe Cora Coralina e Escola Classe 2.

O Projeto Cidadania nas Escolas propõe seis encontros nas instituições de ensino, envolvendo ativamente a comunidade escolar, equipes gestoras, corpo docente, alunos e pais ou responsáveis. Esses encontros incorporam metodologias diversas, como conversas, dinâmicas interativas, contação de histórias, cine debates, entre outras, com foco na conscientização e reflexão sobre violências e violações de direitos no ambiente escolar.

Iniciado neste ano, o projeto abrangeu cinco regiões administrativas do Distrito Federal: Santa Maria, Itapoã, São Sebastião, Recanto das Emas e Samambaia. Em cada localidade, as ações foram implementadas em seis escolas, totalizando 30 instituições contempladas pela iniciativa. Os estudantes de Santa Maria foram os primeiros a receber os certificados em uma cerimônia realizada em 18 de novembro.

Confira abaixo o cronograma das próximas entregas de certificado:

• 2 de dezembro: São Sebastião;
➝ Local: Caic Unesco;
➝ Horário: 9h às 12h.

• 9 de dezembro: Recanto das Emas;
➝ Local: CEU das Artes;
➝ Horário: 8 às 11h.

• 9 de dezembro: Samambaia;
➝ Local: Direito Delas;
➝ Horário: 10h às 13h.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias