- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalTempo de Plantar: Iniciativa ambiental reúne voluntários no Parque Ezechias Heringer, no...

Tempo de Plantar: Iniciativa ambiental reúne voluntários no Parque Ezechias Heringer, no Guará II

Mais de 100 voluntários participam do plantio de 200 mudas de árvores nativas do cerrado, fortalecendo a conscientização ambiental no Distrito Federal.

No último domingo (3), a iniciativa “Tempo de Plantar” movimentou o Parque Ezechias Heringer, no Guará II, e diversas outras unidades de conservação no Distrito Federal. Sob a liderança de Simone Vaz, mais de 100 voluntários participaram do plantio de duzentas mudas de árvores nativas do Cerrado. O local escolhido foi a área vivencial próxima ao mirante do parque. O governo local está fornecendo um total de 10 mil mudas para plantio durante o período chuvoso, como parte desse projeto.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, destacando-se a vice-governadora Celina Leão (PP), que fez questão de plantar uma árvore ao lado de moradores e crianças. Celina Leão ressaltou a importância da ação: “O que a gente precisa é cuidar, e isso o Governo do Distrito Federal está fazendo. O governador Ibaneis Rocha assinou recentemente um decreto que possibilitou essa ação, um dia específico somente para plantar, o Tempo de Plantar, em trabalho conjunto em vários parques. Trabalha ainda pela conservação, e hoje a degradação está menor em várias unidades de conservação”.

O secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, considerou a data histórica e crucial para conscientização sobre a preservação ambiental. “A manutenção do nosso ecossistema necessita do plantio de mudas nativas. Este é um trabalho pensado para melhorar a qualidade de vida das próximas gerações. De maneira a reduzir os impactos da emissão de gases de efeito estufa que impactam nas mudanças climáticas”, comentou o gestor.

Artur Nogueira, administrador do Guará, presente no evento, expressou seu compromisso com o meio ambiente, destacando ações anteriores em outras regiões administrativas. “No Paranoá, plantamos mais de 5 mil árvores, no Riacho Fundo também demos nossa colaboração, e no Guará, não poderia ser diferente”, citou.

Por fim, Renato Santana, subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial da Sema-DF, enfatizou a importância de unir esforços para preservar o bioma cerrado em tempos de mudanças climáticas intensas. “Partindo do território da capital de todos os brasileiros, plantar mudas nativas, numa ação conjunta, na qual o governo e a sociedade civil se unem, é um ato de amor à vida”, disse.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF), em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Secretaria de Governo do DF (Segov), o Movimento Regenerativo Tempo de Plantar (sociedade civil) e o Instituto Arvoredo (sociedade civil), mobilizou esforços para mapear locais de plantio, disponibilizar mudas nativas do cerrado, insumos e realizar a escavação das valas necessárias para o plantio.

Continue Lendo

Drenar DF ampliará em dobro a capacidade do sistema de captação de águas pluviais

Para mitigar os problemas causados pelas cheias na Asa Norte, o projeto Drenar DF vai duplicar a capacidade de captação de águas pluviais, sem...

Câmara Legislativa aprova lei para atenção à saúde mental materna

Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta terça-feira (26), a Lei nº 7.583/2024, de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), estabelece diretrizes...

Comentários

Últimas notícias