Na última terça-feira (19), o Estádio Valmir Campelo Bezerra, conhecido como Bezerrão, situado no Gama, Distrito Federal, foi devolvido à comunidade, retomando sua vocação esportiva após cumprir um papel crucial durante a pandemia ao abrigar um hospital de campanha.
Inaugurado em 1977, o Bezerrão passou pela sua maior reforma desde 2008, quando foi totalmente remodelado. Com um investimento total de mais de R$ 3,9 milhões, as obras incluíram reparos estruturais, recuperação das arquibancadas e do gramado, além da modernização da rede elétrica e do sistema de combate a incêndios.
Durante a cerimônia de reabertura, o governador Ibaneis Rocha destacou a necessidade de fechar o estádio para transformá-lo em um hospital de campanha durante a crise da COVID-19. “Tivemos um período de pandemia e fomos acolhidos aqui para abrir o hospital de campanha que salvou milhares de vidas”, ressaltou. “Precisamos fechar o estádio para abrir o hospital. Depois, conseguimos fazer uma belíssima reforma aqui, e só temos que agradecer a toda a população, desejar que ela possa usufruir do estádio e assistir inúmeros jogos aqui. Queremos nossas crianças praticando esporte e se desenvolvendo aqui”.
Nesse sentido, a vice-governadora Celina Leão também enfatizou a importância da reforma, que foi um compromisso assumido desde a instalação do hospital de campanha, destacando o apoio da comunidade. “Essa reforma foi um compromisso assumido pelo governador Ibaneis desde a época em que o hospital de campanha foi instalado. Houve uma comoção, e a cidade entendeu a necessidade. Hoje é um grande dia”, disse.
As obras, conduzidas por empresas contratadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) e pela Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap), foram realizadas em conformidade com as normas do Estatuto do Torcedor e acompanhadas por órgãos de fiscalização do DF.
O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, observou a transformação do estádio e ressaltou a prontidão para receber o Campeonato Brasiliense de Futebol: “O estádio está pronto para receber o Candangão 2024”.
Já o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, destacou as melhorias feitas no gramado e no sistema de irrigação. “Recuperamos todo o gramado, que está melhor do que antes, e recuperamos o sistema de irrigação. Devolvemos à comunidade o estádio em melhores condições do que o encontramos na época da pandemia”.
Dentre os trabalhos realizados, destacam-se as revisões e atualizações nos equipamentos contra incêndio, a renovação da sinalização de segurança, a readequação dos banheiros e vestiários, além da instalação de vidros na tribuna de honra na área externa do Bezerrão.
Por fim, a engenheira Kamila Félix, da SEL-DF, detalhou as intervenções: “Trocamos o gramado, com uma nova parte de hidráulica e irrigação, manutenção do alambrado com solda dos gradis, alteração na fixação de tubos e a aplicação de braceletes em trechos danificados”, explicou. “Os 20 mil assentos foram recuperados. Foi refeita também toda a parte de segurança para o público, como sistema de incêndio, banheiros e vestiários”.