O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta semana, a autorização para a nomeação de 1.466 novos servidores públicos, intensificando os quadros de áreas cruciais, como educação, saúde e segurança pública. Essa medida busca fortalecer os serviços governamentais e atender às demandas crescentes da população.
A área da educação lidera as nomeações, com a inclusão de 812 profissionais, seguida pela Polícia Civil (PCDF) com 300 aprovados, além de mais 300 policiais penais. Essas adições somam-se às 6,5 mil nomeações já efetuadas ao longo de 2023.
Na área da saúde, estão previstos 14 novos médicos especializados em pediatria e sete em neurologia pediátrica. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e a Universidade do Distrito Federal (UnDF) também serão beneficiados com a chegada de dez e 20 novos profissionais, respectivamente. A Procuradoria-Geral do Distrito Federal terá três novos membros.
O governador Ibaneis Rocha enfatizou a importância dessas nomeações: “Estamos convocando servidores de áreas essenciais para o funcionamento do governo e reforçando nosso compromisso com os aprovados nesses concursos. A recomposição e ampliação dos quadros é mais do que necessária e continuaremos chamando mais aprovados, sempre com responsabilidade fiscal e dentro do nosso orçamento”.
Os novos servidores serão contemplados com benefícios, como o reajuste de 18% nos vencimentos, sancionado em 2023 pela atual gestão, além de melhorias no plano de saúde do GDF e um significativo aumento no tíquete alimentação, que ultrapassou os 60%.
Ney Ferraz, secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, destacou: “Com essas nomeações, vamos contabilizar quase oito mil nomeações apenas neste ano, com responsabilidade orçamentária e financeira. É uma recomposição dos quadros da saúde, educação e segurança pública com o objetivo de melhor atender à população, além de desafogar a prestação dos serviços lá na ponta. A determinação do governador Ibaneis é muito clara: melhorar a prestação dos serviços públicos, e estamos focados nisto”.
Confira abaixo uma lista com as nomeações por área:
• Educação
➝ 776 professores de Educação Básica;
➝ 20 pedagogos Orientadores Educacionais;
➝ 16 Gestores em Políticas Públicas e Gestão Educacional;
➝ 20 aprovados na Carreira Magistério da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).
• Segurança Pública
➝ 300 policiais penais;
➝ 100 escrivães da Polícia Civil;
➝ 200 agentes da Polícia Civil.
• Saúde
➝ 14 médicos na especialidade Pediatria;
➝ 7 médicos na especialidade Neurologia Pediátrica.
• Outros
➝ 3 da Procuradoria-Geral do DF;
➝ 10 do Procon-DF (4 técnicos administrativos, 1 fiscal, 5 analistas).