A Secretaria da Mulher (SMDF) está empenhada na busca ativa das famílias que serão beneficiadas pelo programa Acolher Eles e Elas, recebendo um salário mínimo por órfão de mães vítimas de feminicídio. A Lei nº 7.314, que regula o auxílio financeiro, representa mais uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) no apoio às vítimas, visando mitigar os impactos psicológicos em crianças e jovens.
Durante o primeiro contato, realizado pelos números de telefone (61) 3330-3118 e (61) 3330-3105, a equipe da SMDF orientará sobre os documentos necessários e agendará atendimentos individuais na sede da SMDF, no anexo do Palácio do Buriti. Após a confirmação do benefício, os órfãos receberão um cartão-benefício no endereço indicado, fornecido pelo Banco de Brasília (BRB) em até 30 dias. O amparo do benefício será estendido a pelo menos 352 crianças e jovens até 18 anos.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca a importância de as famílias atenderem às chamadas ou entrarem em contato pelos números fornecidos para solicitar o benefício. Ela ressalta que o programa Acolher Eles e Elas é independente, acumulativo e não está vinculado a outros benefícios. Famílias que já recebem algum crédito não terão cortes devido a esse novo benefício.
Documentação necessária:
→ Boletim de ocorrência;
→ Comprovante de residência;
→ Comprovante do vínculo com o órfão;
→ Documentos pessoais do órfão e do responsável;
→ Formulário de vulnerabilidade fornecido pela Secretaria da Mulher.