Santa Maria receberá uma ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, nestas quinta (18) e sexta-feiras (19). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), será nas quadras CL 207/307, CL 208/308, QR 207/307 e QR 208/308 da região administrativa (RA).
As ações terão início às 8h. A administração regional da cidade fará o recolhimento de entulho nas ruas, verificando o descarte irregular de resíduos em frente às residências e comércios das quadras com o intuito de reduzir os criadouros do mosquito.
Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, por sua vez, realizarão visitas domiciliares de porta em porta, orientando a população quanto à prevenção da dengue e ao manejo ambiental de materiais inservíveis, que deverão ser colocados ao lado de fora dos estabelecimentos em data posterior (22), para serem recolhidos pela Administração e pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Servidores da Vigilância Ambiental também vão visitar os locais. O objetivo é prestar orientações e identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Dentro das residências, caso haja necessidade, serão aplicadas pastilhas que se dissolvem em água e que contêm um micro-organismo conhecido como BTI, capaz de matar as larvas do mosquito.
Para a gerente da UBS 1 de Santa Maria, Joelma Batista, as ações dessa semana servem não apenas para identificar focos de transmissão da dengue, mas, também, para educar e alertar a comunidade sobre medidas de combate à doença.
“Nós mobilizamos toda a UBS 1, em todas as categorias. Haverá equipe médica, de enfermagem, administrativa, profissionais de farmácia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e radiologia, todas com foco na prevenção e tratamento de casos da doença na região,” afirma a gestora.
Outras ações no DF
Nesta quinta-feira (19), também haverá ações de manejo ambiental – com a inspeção domiciliar pelos agentes de Vigilância Ambiental e recolhimento de materiais inservíveis pelos caminhões da Administração Regional e do SLU – no Setor O, Ceilândia, quadra nº 5/7, a partir de 8h30, e na Vila Planalto, no Galpão Comunitário da Cidade, próximo à UBS 3, a partir das 9h.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Fonte: Agência Brasília