- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCLDF aprova lei para impulsionar uso de hidrogênio verde na luta contra...

CLDF aprova lei para impulsionar uso de hidrogênio verde na luta contra as mudanças climáticas

Legislação proposta pelo deputado Rogério Morro da Cruz promove fonte renovável e estimula desenvolvimento sustentável.

Na busca por reduzir as emissões de carbono e diversificar a matriz energética, o Distrito Federal promulgou a Lei 7404/2024, que estabelece a Política Distrital do Hidrogênio Verde. A legislação foi oficialmente publicada no Diário Oficial do DF nesta quarta-feira (17) e tem como autor o deputado Rogério Morro da Cruz, sem partido.

Conforme a nova lei, o hidrogênio verde é aquele gerado a partir de fontes renováveis, utilizando um processo que não emite carbono. A cadeia produtiva do hidrogênio verde abrange empreendimentos e arranjos produtivos interligados, envolvendo setores que prestam serviços, produzem, geram, industrializam, distribuem, transportam ou comercializam hidrogênio verde e seus derivados.

Os objetivos da Política Distrital do Hidrogênio Verde incluem impulsionar o uso do hidrogênio verde em diversas aplicações, como fonte de energia e produção de fertilizantes agrícolas. Além disso, busca-se promover o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde e seus derivados, visando a redução das emissões de gases de efeito estufa e o enfrentamento das mudanças climáticas.

A proposta também incentiva a implementação de instrumentos fiscais e creditícios para viabilizar a produção e aquisição de equipamentos e materiais relacionados aos sistemas de produção e aplicação de hidrogênio verde. Inclui ainda a possibilidade de estabelecer convênios com instituições públicas e privadas, bem como financiamento de pesquisas e projetos voltados, por exemplo, ao uso de hidrogênio verde no transporte público e na agricultura.

Para que a legislação entre em vigor, será necessária a regulamentação pelo Poder Executivo, que também definirá os métodos de monitoramento e avaliação da medida.

Continue Lendo

Câmara Legislativa do DF recebe exposição do artista surdo Marcos Anthony

Após atrair milhares de visitantes no Museu Nacional da República, a exposição "Do Silêncio, Fez-se Arte", do artista surdo Marcos Anthony, chega ao Espaço...

Cruzeiro recebe dois novos campos sintéticos, calçadas renovadas e reforma da via principal

Os mais de 30 mil moradores do Cruzeiro têm motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (4), o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou novas melhorias...

Comentários

Últimas notícias