A sessão inaugural da Câmara Legislativa, realizada na última quinta-feira (1º), contou com a ilustre presença do governador do Distrito Federal, que, da tribuna, fez uma prestação de contas sobre a atuação do Executivo em 2023 e delineou alguns “desafios” para o ano corrente. Ibaneis Rocha se colocou à disposição dos deputados distritais no enfrentamento dos problemas da cidade.
O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), que coordenou a sessão ordinária de caráter solene, ressaltou o “grau de comprometimento” do governador com a CLDF e as causas da sociedade. O distrital também destacou o desempenho “responsável” da oposição, enfatizando que a base do governo “tem feito sua parte”.
Em seu discurso, o governador agradeceu o empenho dos parlamentares e citou a CPI dos Atos Antidemocráticos como uma das ações efetivas realizadas pela Câmara Legislativa. Sobre os resultados positivos do Governo do Distrito Federal (GDF), Ibaneis destacou acordos com servidores, melhorias na saúde, ações na assistência social e investimentos em obras viárias, tudo isso em um ambiente de estabilidade fiscal.
Para o ano em curso, Ibaneis prevê um aumento na arrecadação e anunciou planos, como a conclusão da licitação de hospitais públicos em São Sebastião e Recanto das Emas, entrega de novas escolas e a abertura de 4 mil novas vagas em creches. Além disso, destacou investimentos em mobilidade urbana e no combate ao feminicídio. O governador também alertou para o “momento crucial” que o DF enfrenta devido a uma epidemia de dengue, solicitando o apoio da população no enfrentamento desse desafio.