- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCLDF aprova projeto de lei que garante absorventes à população em situação...

CLDF aprova projeto de lei que garante absorventes à população em situação de rua

Deputados distritais revertem veto e aprovam iniciativa do deputado Fábio Felix, que visa assegurar a dignidade menstrual de pessoas em vulnerabilidade.

Na última terça-feira (20), durante a sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), os deputados distritais protagonizaram a derrubada de 64 vetos do Poder Executivo a diversos projetos de lei parlamentares.

Entre as iniciativas que ganharam destaque está o projeto de lei (PL) nº 449/2019, de autoria do deputado Fábio Felix (PSOL-DF), que determina o fornecimento de absorventes para pessoas em situação de rua. O objetivo dessa proposta é assegurar dignidade às pessoas que menstruam e enfrentam condições de vulnerabilidade.

Originalmente aprovado em março de 2020 na Câmara Legislativa, o referido PL foi posteriormente vetado pelo governador Ibaneis Rocha. Contudo, na última sessão, a decisão foi revertida, tornando o projeto em lei.

Nesse sentido, a medida estipula que os Centros de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Serviço de Abordagem Social do Governo do Distrito Federal (GDF) assumam a responsabilidade pela distribuição dos absorventes.

O deputado Fábio Felix expressou sua satisfação com a aprovação da lei, destacando-a como um avanço civilizatório essencial para garantir a dignidade menstrual de milhares de pessoas em situação de rua no Distrito Federal.

“Estamos falando de um avanço civilizatório e que garante a dignidade menstrual de milhares de pessoas em situação de rua no DF. São muito tristes e preocupantes os relatos que chegam até nós, na ausência de absorventes essas pessoas arriscam sua saúde. É dever do Estado garantir o acesso à proteção adequada”, destacou o parlamentar.

Vale destacar que em 2014 a ONU emitiu uma declaração no Dia Internacional da Mulher intitulada “Todo direito da mulher à água, saneamento e higiene”. Nessa proclamação, a ONU destaca os perigos de negligenciar a higiene menstrual nas conversas sobre acesso aos direitos humanos.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias