- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalProjeto de lei propõe reaproveitar celulares apreendidos em presídios para estudantes de...

Projeto de lei propõe reaproveitar celulares apreendidos em presídios para estudantes de baixa renda

O programa visa restaurar dispositivos para proporcionar acesso à educação a estudantes em iniciativa liderada pelo deputado Robério Negreiros.

O líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Robério Negreiros (PSD), apresentou na última terça-feira (21) o projeto de lei (PL) nº 939/24, que visa criar o “Programa Alquimia” na capital federal. A proposta sugere que celulares apreendidos em presídios sejam destinados aos estudantes de baixa renda das escolas públicas, após passarem por um processo de restauração.

O PL estabelece que o Governo do Distrito Federal (GDF) deve buscar parcerias com universidades ou empresas especializadas para realizar a triagem, higienização, consertos e avaliar a viabilidade de uso dos aparelhos pelos alunos. O Programa Alquimia também prevê a participação efetiva do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no processo.

Além disso, a proposta sugere que o GDF, em conjunto com o MPDFT, promova uma campanha de incentivo para parcerias com pequenos e médios comerciantes especializados em conserto de smartphones. O objetivo é ampliar a implementação do programa, tornando-o mais abrangente.

Para Robério Negreiros, a iniciativa vai além da simples reciclagem de dispositivos e representa uma oportunidade valiosa para os estudantes de baixa renda. No mais, o deputado destaca que o Programa Alquimia é inspirado em uma ação semelhante no Rio Grande do Sul, onde o Ministério Público coordena um projeto que já beneficiou alunos de escolas públicas a terem acesso às aulas online por meio de smartphones restaurados.

Por fim, o parlamentar ressalta que a proposta tem potencial de transformar-se em uma política pública duradoura, já que o Programa Alquimia ganhou notoriedade em outros estados, como Goiás e Mato Grosso do Sul. “Tal iniciativa, de elevado alcance social e de real implementação, é motivo para ser replicada, razão pela qual a propusemos na forma de PL, a fim de que possa se transformar em uma política pública perene, além dos governos que passam pelo DF”, argumenta.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias