Na primeira reunião entre representantes da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e o Governo do Distrito Federal (GDF), o vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), junto a membros do Movimento dos Moradores de Rua, debateram o plano de acolhimento às pessoas em situação de rua.
O encontro contou com a presença do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, que delineou a intensificação dos esforços do Poder Executivo para assegurar que os acolhidos não retornem às ruas. No mais, também anunciou a suspensão de novas ações de desocupação, permitindo que os órgãos do governo avaliem as intervenções iniciais.
Além disso, Gustavo Rocha informou que, após a recente ação no Centro Pop na semana anterior, está programada uma nova atividade de acolhimento em Águas Claras, antes da prestação de contas.
Durante a reunião, o deputado Ricardo Vale destacou a importância de uma colaboração estreita com o movimento para garantir o sucesso do programa. “Uma ação de médio e longo prazo, garantindo que as pessoas não voltem para as ruas, depende de uma rede bem estruturada trabalhando para manter as pessoas integradas na sociedade”, disse.
“Acho que a audiência pública que promovemos na CLDF, no último dia 12, foi uma aproximação importante do governo com o movimento. Todos têm interesse em resolver a questão e farei o possível para colaborar com essa construção”, complementou o parlamentar, elogiando a abertura do GDF para negociar o plano.
Em sequência, as lideranças presentes na reunião apresentaram suas demandas, que incluem mais vagas no programa de aluguel social, aumento da capacidade dos abrigos municipais, oferta de cursos de capacitação profissional com foco em oportunidades de emprego, inclusão em programas habitacionais e suporte para tratamento de dependência química.
Por fim, cabe pontuar que o chefe da Casa Civil reiterou o compromisso do GDF em fornecer toda a estrutura de acolhimento para as famílias, enfatizando que nenhuma ação será compulsória.