- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa promove debate sobre preservação da água e disponibilidade hídrica

Câmara Legislativa promove debate sobre preservação da água e disponibilidade hídrica

Deputados e especialistas unem forças para discutir a importância desse recurso natural para a região.

Na última terça-feira (26), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi palco de uma audiência pública marcante em celebração ao Dia Mundial da Água. O evento, proposto pelo deputado Fábio Félix (PSOL), reuniu especialistas em sustentabilidade e pesquisadores ambientais para discutir questões cruciais relacionadas ao abastecimento hídrico na região, bem como a urgente necessidade de conscientização e ação contra a poluição de rios e nascentes.

Entre os presentes, destacaram-se figuras como o deputado Gabriel Magno (PT), a presidente do Comitê de Bacia dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF, Alba Evangelista Ramos, e os professores da Universidade de Brasília (UnB) Liza Maria Souza e Perci Coelho de Souza. Representantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Fórum de Defesa das Águas, do Movimento Salve o Rio Melchior e da Associação Guardiães de Águas Emendadas também contribuíram para a discussão.

O deputado Fábio Félix ressaltou a relevância do evento em destacar a preservação dos recursos hídricos e as ramificações do aumento da temperatura global, sublinhando a responsabilidade humana nesse processo. Félix também enfatizou a situação de marginalização enfrentada pelas comunidades mais vulneráveis, expostas à contaminação e à degradação ambiental.

“Aqui, no Distrito Federal, a gente pode falar disso a partir de uma lógica do racismo ambiental e o impacto que isso tem nas comunidades periféricas”, destacou Félix. “Quando a gente fala de infraestrutura urbana, especulação imobiliária, preservação do meio ambiente, falta de planejamento urbano, quem mais sofre com as consequências desse processo são as populações da periferia”, acrescentou.

Durante o evento, as autoridades ambientais discutiram os desafios específicos enfrentados pelo Distrito Federal no que diz respeito à disponibilidade hídrica, especialmente durante os períodos de seca que levam os reservatórios a níveis críticos. Perci Coelho de Souza, professor adjunto da UnB, destacou a precariedade do acesso à água potável em diversas regiões administrativas do DF, chamando a atenção para a necessidade de uma frente parlamentar dedicada a abordar esse problema.

“Mais do que um evento, a gente precisa ter uma agenda dos direitos humanos para que essa Casa pense sistematicamente as políticas urbanas sensíveis à água”, enfatizou Souza. “Existem 200 mil pessoas no Distrito Federal que não têm acesso a água potável”, ressaltou.

Por fim, Newton Vieira Vasconcelos, membro do Movimento Salve o Rio Melchior e ativista ambiental, trouxe à tona os desafios da regularização fundiária em áreas que são fontes de água, além das ameaças poluidoras enfrentadas em territórios ambientalmente sensíveis. Durante seu discurso, Vasconcelos denunciou o despejo de esgoto que tem degradado o rio Melchior, que divide as regiões administrativas de Ceilândia e Samambaia.

“O rio Melchior recebe 46% do esgoto produzido pela população do DF. A Secretaria do Meio Ambiente emitiu um documento informando que o Rio Melchior recebe três vezes mais esgoto do que a sua capacidade de vazão”, ressaltou Vasconcelos, evidenciando a urgência de medidas concretas para reverter esse cenário preocupante.

Continue Lendo

Fim de semana tem vacinação e tendas de atendimento a pacientes com dengue

Quem precisa colocar a caderneta de vacinação em dia poderá ser atendido em 18 locais diferentes neste sábado (27). Equipes da Secretaria de Saúde...

Nova revista parlamentar leva conhecimento técnico ao cidadão do Distrito Federal

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) apresentou ao público, nesta quarta-feira (24), a Revista Parlamento e Cidadania (RPC), uma nova fonte de conhecimento...

Comentários

Últimas notícias