- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalEscola de Música de Brasília é palco de atividades educativas sobre cuidados...

Escola de Música de Brasília é palco de atividades educativas sobre cuidados auditivos

O ruído está presente em nosso dia a dia. A exposição contínua, desejável ou não, pode acarretar em perda auditiva induzida por ruído (Pair), caracterizada pela diminuição gradual da sensibilidade auditiva. O ambiente de trabalho do musicista, que conta com ruídos intensos e exposição contínua, oferece grande risco à saúde.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), promoveu, nesta semana, palestras sobre cuidados com os ouvidos e com a audição no Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEP-EMB).

A professora de musicalização infantil Patrícia Tavares fez questão de levar os alunos para a atividade. Para ela, a curiosidade dos “pequenos músicos” demonstrou que eles sabem desde já a importância de “aprender a ouvir”. “A audição é uma ferramenta fundamental para o músico. É preciso adquirir consciência desta ferramenta e ser capaz de prevenir possíveis lesões”, orienta a professora.

Prevenção e parceria

O Cerest, que integra a Diretoria de Saúde do Trabalhador (Disat), tem como missão promover ações para melhorar ambientes, processos e condições de trabalho, por intermédio de ações de promoção, prevenção, proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).

A Pair é o agravo mais frequente à saúde dos trabalhadores, estando presente em diversos ramos de atividade. “A gente fala que este é um ‘agravo silencioso’, que acontece gradualmente e que os profissionais muitas vezes não percebem que pode estar relacionado ao ambiente de trabalho. Por isso, nossa parceria com o CEP-EMB tem como foco a prevenção”, explica a diretora de Saúde do Trabalhador da SES-DF, Elaine Morelo.

As atividades educativas desta semana fizeram alusão ao Dia Mundial da Audição, celebrado em 3 de março. Na terça-feira (26), estiveram no palco da Escola de Música os integrantes do projeto de extensão Saúde do Trabalho – Atuação, Educação, Ação da UnB.

“Por meio dos alunos nós buscamos somar forças e multiplicar a capacidade de ação relacionada à saúde do trabalhador no DF”, garante a coordenadora do projeto e professora do curso de fonoaudiologia, Thais de Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Fim de semana tem vacinação e tendas de atendimento a pacientes com dengue

Quem precisa colocar a caderneta de vacinação em dia poderá ser atendido em 18 locais diferentes neste sábado (27). Equipes da Secretaria de Saúde...

Nova revista parlamentar leva conhecimento técnico ao cidadão do Distrito Federal

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) apresentou ao público, nesta quarta-feira (24), a Revista Parlamento e Cidadania (RPC), uma nova fonte de conhecimento...

Comentários

Últimas notícias