- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalBrasília está se preparando para receber uma nova rota internacional com destino...

Brasília está se preparando para receber uma nova rota internacional com destino à Colômbia

A negociação entre o GDF, Inframerica, companhias aéreas e a embaixada do país vizinho foi essencial para progredir na adição de mais um destino internacional sem escalas. Outras rotas também estão sendo discutidas.

Bogotá, a capital da Colômbia, está prestes a ser adicionada à lista de cidades com voos diretos partindo de Brasília. Caso seja confirmado, será o oitavo destino internacional disponível a partir deste aeroporto. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, registramos 818 pousos e decolagens internacionais, sendo os Estados Unidos, Peru e Panamá os destinos mais comuns. Prevemos que o novo voo para Bogotá possa iniciar suas operações ainda neste ano.

Atualmente, o aeroporto de Brasília oferece voos diretos para Santiago (Chile), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (Estados Unidos), e Buenos Aires (Argentina). Essa expansão na malha aérea foi possível devido às negociações entre o Governo do Distrito Federal (GDF), as embaixadas e a concessionária do aeroporto, Inframerica, juntamente com as companhias aéreas.

Uma das medidas que contribuíram para o aumento da oferta de voos internacionais foi a redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) de 12% para 7%.

“Os voos representam uma das formas de impulsionar o turismo e o comércio local. A Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) colabora com as empresas aéreas e as embaixadas para atrair mais turistas para o Distrito Federal. Todos saem ganhando com essas negociações: o comércio local e a Inframerica, com um maior movimento no aeroporto, e o Distrito Federal, que recebe mais visitantes para explorar a cidade e impulsionar a economia local”, defendeu Paco Britto, Secretário da Serinter.

Os resultados dessas negociações já se refletem no aumento do tráfego internacional no Aeroporto de Brasília. Fechamos o ano de 2023 como o aeroporto fora do eixo Rio-São Paulo com o maior número de passageiros viajando para o exterior, sendo o terceiro aeroporto brasileiro com maior fluxo de passageiros em voos internacionais, atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

“Contamos com o apoio de diversos setores do GDF para buscar mais voos diretos para Brasília. Como capital do país, oferecemos atrações turísticas muito interessantes para visitantes estrangeiros. Também observamos uma boa taxa de ocupação em todas as rotas diretas já estabelecidas, o que está gerando uma demanda crescente e uma resposta muito positiva das companhias aéreas”, afirmou Juan Djedjei, vice-presidente da Inframerica.

O número de passageiros entre embarques e desembarques internacionais no aeroporto de Brasília em 2023 foi de 560 mil, um aumento de 36% em relação a 2022. Ao longo do ano passado, foram registrados 3.528 pousos e decolagens internacionais. Segundo o embaixador da Colômbia, Guillermo Rivera, ambas as cidades se beneficiam com a inclusão de novas rotas diretas entre os países. “É muito importante ter esses novos voos, pois conectam duas capitais. Assim, os brasilienses terão mais facilidade para fazer turismo na Colômbia. Lá, temos muitas opções culturais, excelentes restaurantes e o litoral caribenho colombiano”, destacou o representante diplomático.

Nos primeiros meses deste ano, o Aeroporto de Brasília registrou o maior número de voos para Miami e Orlando, na Flórida, Estados Unidos. Foram realizados 202 pousos e decolagens para essas cidades norte-americanas. Essa foi a maior malha aérea internacional já operada pela Gol em Brasília.

Além disso, estão em negociação para operar voos diretos do Aeroporto de Brasília para Itália, República Dominicana, Egito, Angola e África do Sul.

Além das opções de voos internacionais a partir do Distrito Federal, o Aeroporto de Brasília oferece voos diretos para todas as capitais brasileiras e mais 12 cidades no país.

Diferenciais

O Aeroporto de Brasília é o único na América do Sul a permitir pousos simultâneos, possui a maior capacidade de pista do país, podendo operar até 80 voos por hora, e pode acomodar até 70 aeronaves no pátio de estacionamento. E não para por aí. O terminal brasiliense é o mais pontual do país, de acordo com Juan Djedjei, vice-presidente da Inframerica: “Nosso aeroporto se destaca pelo tempo de conexão e pela pontualidade. Somos o quarto terminal mais pontual do mundo. Isso significa menos custos para as companhias aéreas. Cada vez que um voo atrasa, há prejuízos e insatisfação entre os passageiros. No Aeroporto de Brasília, isso ocorre raramente”, destacou.

Diego Barbosa da Silva, assistente comercial de 37 anos e apaixonado por viagens, tinha comprado um bilhete para passar as férias em Santiago, no Chile. Ele conseguiu trocar o voo com escalas longas por um voo direto saindo de Brasília.

“Assim que soube que haveria voos diretos para o Chile, entrei em contato com a companhia aérea para trocar. Com as horas que economizei nas conexões, ganhei praticamente um dia extra para aproveitar o país”, afirmou Diego.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias