- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa promove debate sobre projeto de lei para mudança de especialidade...

Câmara Legislativa promove debate sobre projeto de lei para mudança de especialidade de enfermeiros

Audiência pública liderada pela deputada Dayse Amarilio discute proposta de flexibilização para atender demandas da categoria e melhorar serviços de saúde no Distrito Federal.

Na tarde desta segunda-feira (8), às 16h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) será palco de uma audiência pública crucial para a categoria dos enfermeiros. Em destaque estará o projeto de lei nº 848/2024, de autoria do Poder Executivo, que propõe a flexibilização da mudança de especialidade dos servidores da carreira de enfermagem no quadro de pessoal do Distrito Federal.

A iniciativa para o debate parte da deputada Dayse Amarilio (PSB), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e acontecerá na sala de reuniões das comissões da Casa Legislativa.

Para a deputada, que também é enfermeira obstetra, a proposta é uma resposta importante às demandas da categoria e visa principalmente fortalecer os quadros de profissionais da enfermagem, especialmente nas especialidades de Enfermeiro de Família e Comunidade, bem como de Enfermeiro Obstetra, na rede pública de saúde do DF.

“Um projeto desta natureza revela não somente a importância da categoria, bem como permitirá uma administração mais racional e eficiente dos recursos humanos e que contribuirá, necessariamente, para um melhor atendimento da população e melhores condições de trabalho dos profissionais de saúde vinculados ao Distrito Federal”, destaca Dayse.

No entanto, a parlamentar ressalta que ainda há um desequilíbrio significativo no reconhecimento das especialidades não médicas no contexto brasileiro. Ela observa que, internacionalmente, enfermeiras obstetras desempenham um papel crucial, atendendo desde o pré-natal até o pós-parto de mulheres de baixo risco, o que facilita o acesso a assistência de qualidade e humanizada.

“O projeto chegou na Casa, iremos discutir e votar nas comissões para que logo ele possa tramitar em plenário. A audiência pública é um importante espaço para o debate e o aprofundamento sobre o texto do projeto antes que ele tramite na CLDF”, assegura a deputada.

Dentre os convidados para o evento, estão figuras de destaque no cenário da saúde do Distrito Federal, incluindo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio; a diretora de Enfermagem da SES – DF, Gabriela Nolêto Fernandes; o presidente do SindEnfermeiro DF, Jorge Henrique de Sousa; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade – Seção DF, Carla Pintas; a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – Seção DF, Ana Lígia Sousa; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção DF, Karine Rodrigues Afonseca e a presidente da Liga Nacional da Enfermagem Forense do Brasil, Marília Perdigão Freire Ferro.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias