- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDeputados reivindicam ações urgentes em prol da saúde mental dos policiais militares

Deputados reivindicam ações urgentes em prol da saúde mental dos policiais militares

Membros da CLDF alertam para a urgência de políticas públicas diante do aumento dos suicídios e da falta de atendimento psicossocial adequado na corporação.

Na última terça-feira (09), durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), uma demanda urgente por políticas públicas destinadas à saúde mental dos policiais militares em serviço no território distrital foi enfaticamente expressa pelos deputados. Recentemente, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Casa recebeu uma série de queixas relacionadas a este tema, gerando mobilização entre os legisladores que se manifestaram no comunicado dos líderes.

O deputado Fábio Felix (PSOL) foi contundente em sua denúncia: “Estou aqui hoje para cobrar do poder público que haja de fato tratamento e atendimento em saúde mental para os policiais militares do Distrito Federal. Eles lidam com questões fundamentais do conflito social, eles lidam com questões agudas da sociedade e não dá para um policial militar esperar quatro meses para uma supervisão em saúde mental, um atendimento psiquiátrico e psicossocial. Isso é inaceitável porque coloca em cheque também o direito da população à segurança pública”.

Por sua vez, o deputado Hermeto (MDB) compartilhou dados alarmantes: somente em 2024, nove policiais militares tiraram suas próprias vidas no Distrito Federal, muitos dos quais eram recém-ingressados na corporação. “É triste o que está acontecendo: a nossa corporação está sangrando, está sofrendo”, lamentou o parlamentar. “Precisamos de psiquiatras para atender a corporação, precisamos credenciar clínicas de psiquiatria, precisamos de valorização dos policiais e de um plano de reestruturação”.

Por fim, o deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil) também expressou sua sensibilidade em relação à questão, observando que não é possível assegurar uma segurança pública de qualidade sem cuidar adequadamente dos policiais que arriscam suas vidas diariamente em defesa da sociedade. Ele se uniu ao coro de colegas ao exigir o aumento do número de profissionais de saúde mental disponíveis para atender aos policiais militares.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias