- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalProjeto de Lei visa implementar protocolo de saúde para doenças sazonais no...

Projeto de Lei visa implementar protocolo de saúde para doenças sazonais no Distrito Federal

Proposta do deputado Joaquim Roriz Neto busca antecipar medidas de combate à dengue, gripe e alergias, visando evitar sobrecarga nos serviços de saúde durante sazonalidades.

Está em análise na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o Projeto de Lei nº 1053/2024, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), que visa estabelecer um protocolo de gestão de crise para enfrentamento de doenças sazonais na região. O projeto prevê a implementação de medidas preventivas e preparatórias pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para lidar com a dengue durante os períodos chuvosos, entre outubro e maio, a gripe entre março e julho, e a rinite alérgica e asma entre junho e outubro.

Conforme delineado no projeto, o GDF será responsável por se preparar anualmente para combater essas enfermidades, por meio da aquisição de vacinas, repelentes e testes rápidos, além da contratação de serviços de fumacê, aumento da capacidade de leitos hospitalares e contratação temporária de profissionais da saúde, com ênfase em pediatras. Ademais, o projeto estipula que a rede pública de saúde deverá elaborar cronogramas de enfrentamento das doenças com 90 dias de antecedência ao início da sazonalidade.

Segundo o autor do projeto, o planejamento das ações em saúde desempenha um papel crucial no combate às doenças que assolam o Distrito Federal anualmente. “Se todos os anos enfrentaremos problemas com a dengue no período chuvoso, assim como as alergias e crises respiratórias durante a seca, já temos que nos adiantar. Por isso proponho a elaboração de um protocolo para evitar superlotação e caos no serviço de saúde”, destaca o parlamentar.

Cabe pontuar que o projeto segue em análise nas comissões da Casa antes de ser submetido à votação em plenário.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias