Na sessão ordinária desta terça-feira (30) da Câmara Legislativa, parlamentares expressaram preocupação com a situação do sistema de saúde do Distrito Federal. Os pronunciamentos destacaram a falta de atendimentos à população, o comprometimento físico das unidades de saúde, a necessidade urgente de nomeação de mais profissionais aprovados em concursos públicos da área e o papel do estado no cuidado à saúde.
O deputado Max Maciel (PSOL) relatou ter realizado inspeções nas unidades de saúde de Santa Maria e Ceilândia no mesmo dia. Ele constatou condições dramáticas, chegando ao ponto de encontrar falta de piso e risco de desabamento de tetos em unidades de Ceilândia. Maciel revelou ter contatado um membro da Defesa Civil, que sugeriu a necessidade de interdição das unidades. O deputado criticou a falta de execução das verbas destinadas à reforma hospitalar, ressaltando que o acesso à saúde é um direito fundamental que precisa ser garantido.
Outro ponto abordado foi o alto controle financeiro exercido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges), onde cerca de 40% dos recursos da rede estão concentrados. O deputado Thiago Manzoni (PL) ressaltou que o problema da saúde está intrinsecamente ligado ao papel do estado na sociedade, destacando que o estado não pode oferecer algo que não tenha sido retirado da própria população.
Além disso, o deputado Wellington Luiz (MDB) lamentou os recentes casos de agressões a profissionais de saúde em unidades distritais, enfatizando as consequências desse contexto para os trabalhadores que estão na linha de frente, em contato direto com a população.
Por fim, o deputado Jorge Vianna (PSD), técnico de enfermagem com experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), alertou para a disparidade salarial entre profissionais de saúde com diferentes níveis de formação. Ele destacou a necessidade urgente de nomear aprovados em concursos da área para suprir o déficit, enfatizando a falta de técnicos de enfermagem como um dos maiores problemas enfrentados pela área de saúde no Distrito Federal.