- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa realiza sessão solene de conscientização e enfrentamento da Fibromialgia

Câmara Legislativa realiza sessão solene de conscientização e enfrentamento da Fibromialgia

A solenidade destaca os avanços e desafios no combate à síndrome.

Na próxima quarta-feira (8), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) voltará suas atenções à fibromialgia, uma condição debilitante que afeta milhares de pessoas na região. O deputado João Cardoso (Avante) conduzirá uma sessão solene às 10h, no plenário, em homenagem ao Dia de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia no DF. O objetivo é trazer visibilidade à síndrome e promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos pacientes.

O evento, que será transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, busca sensibilizar a sociedade e as autoridades sobre a importância de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da patologia. Além disso, será uma oportunidade para reconhecer o trabalho de profissionais de saúde, pesquisadores e ativistas engajados na melhoria do diagnóstico, tratamento e qualidade de vida dos afetados pela fibromialgia.

No âmbito legislativo, iniciativas importantes têm sido tomadas. João Cardoso é autor da Lei nº 7.336/23, que reconhece os fibromiálgicos como pessoas com deficiência (PcD) para todos os efeitos legais, garantindo benefícios como isenção fiscal do IPVA e atendimento prioritário à saúde. Outra medida relevante é a Lei nº 6945/2021, do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que concede prioridade de atendimento em estabelecimentos comerciais, de serviços e instituições financeiras às pessoas com fibromialgia.

Visando facilitar o atendimento preferencial, João Cardoso propôs o Projeto de Lei nº 511/2023, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF). Além disso, o Projeto de Lei nº 1861/2021, do deputado Martins Machado (Republicanos), reserva vagas para pessoas com fibromialgia em estacionamentos públicos e privados no DF.

A fibromialgia é uma síndrome multifatorial, crônica e sem cura, que aumenta a sensibilidade à dor. Desde 2004, consta na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mulheres entre 30 e 55 anos são as mais afetadas, apresentando dores intensas em todo o corpo por longos períodos, além de fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e alterações de memória.

A recente lei federal sancionada em dezembro de 2023 garante atendimento integral e multidisciplinar para pessoas com fibromialgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde oferece práticas integrativas gratuitas que podem auxiliar no tratamento da síndrome.

Continue Lendo

Câmara Legislativa do DF recebe exposição do artista surdo Marcos Anthony

Após atrair milhares de visitantes no Museu Nacional da República, a exposição "Do Silêncio, Fez-se Arte", do artista surdo Marcos Anthony, chega ao Espaço...

Cruzeiro recebe dois novos campos sintéticos, calçadas renovadas e reforma da via principal

Os mais de 30 mil moradores do Cruzeiro têm motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (4), o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou novas melhorias...

Comentários

Últimas notícias