- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalGDF elabora política de integração da rede de buscas por pessoas desaparecidas

GDF elabora política de integração da rede de buscas por pessoas desaparecidas

Órgãos do governo e representantes da sociedade civil se reuniram nesta terça-feira (7) para desenvolver uma norma distrital voltada para a investigação e o acolhimento das famílias.

Quando uma pessoa desaparece, a comunidade como um todo sofre com a perda. O Governo do Distrito Federal (GDF) está desenvolvendo uma política distrital focada em agilizar a ação das forças de segurança e prestar suporte aos familiares, com uma abordagem humanizada ao desaparecimento de pessoas, por meio de uma atuação em rede.

A proposta é estabelecer ações conjuntas para aprimorar as técnicas de investigação das forças de segurança, promovendo a colaboração com órgãos públicos e a sociedade para facilitar a disseminação de informações úteis para encontrar os desaparecidos. A iniciativa foi apresentada em uma reunião na terça-feira (7), na sede do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), organizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e com a presença de vários órgãos do GDF.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, líder da Chefia-Executiva de Políticas Sociais do GDF; do delegado-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), José Werick de Carvalho; e de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), da Polícia Militar do DF, do Poder Judiciário, de empresas públicas e da sociedade civil. “Essa política aprimora nossa abordagem para localizar pessoas desaparecidas, com o uso da tecnologia e a colaboração da sociedade civil. Trabalhamos para maximizar a eficácia de nossos esforços e fornecer respostas rápidas às famílias que sofrem com o desaparecimento de entes queridos”, explica Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública.

Enfrentamento conjunto

Além das investigações e ações policiais, as buscas por desaparecidos incluem protocolos de acolhimento para as famílias sem notícias de seus entes queridos. Mayara Noronha Rocha, primeira-dama, ressalta a importância da sociedade ser parceira do Estado na busca por soluções. “Represento a voz da população para mobilizar a cidade na solução dos nossos problemas sociais. O problema social não é apenas daquela família com um ente desaparecido, é uma questão de todos nós”, afirma.

A política distrital será desenvolvida com base em três pilares: prevenção, combate ao desaparecimento de pessoas e apoio às vítimas e famílias dos desaparecidos no Distrito Federal.

Para isso, serão implementadas iniciativas como a facilitação da identificação de pessoas, capacitação de agentes públicos e sociedade, facilidade no registro de ocorrências e promoção de ferramentas de acolhimento à comunidade.

A Polícia Civil do DF é referência nacional no tema devido à adoção de um protocolo padronizado (Procedimento Operacional Padrão – POP) em todas as delegacias. “Assim que recebemos a notificação de um familiar relatando o desaparecimento de uma pessoa, iniciamos imediatamente as diligências oficiais. Acabamos com o mito de aguardar 24 horas. Os familiares que buscarem qualquer delegacia no DF receberão atendimento imediato”, explica o delegado Laércio Rosseto.

O subsecretário de integração em políticas públicas da SSP-DF, Jasiel Tavares Fernandes, que coordena o projeto, enfatiza a importância do envolvimento do poder público e da sociedade civil.

“Quanto mais pessoas participarem dessa rede, maior a chance de localizarmos essas pessoas em um prazo mais curto. As informações divulgadas nas primeiras 24 horas são cruciais para acelerar o processo de localização”, conclui.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Comentários

Últimas notícias