- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalRamais de água do DF estão sendo substituídos

Ramais de água do DF estão sendo substituídos

Sob a liderança da Caesb, serão realizados serviços em Ceilândia, Recanto das Emas e Arniqueira.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está iniciando a primeira fase do Programa de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais no Recanto das Emas, Ceilândia e Arniqueira. O propósito é aprimorar as redes e os ramais de distribuição de água, isto é, as conexões entre a rede geral de água da rua e a rede interna dos imóveis, reduzindo vazamentos e, consequentemente, as perdas de água da companhia. Essa iniciativa resultará em maior confiabilidade do sistema.

No Recanto das Emas, as intervenções estão concentradas na Quadra 300, abrangendo conjuntos 34 a 44 e áreas comerciais, compreendendo os lotes 19 a 37. Nesta etapa, aproximadamente 2.500 metros de rede de PEAD 32 mm serão substituídos por PEAD 63 mm, utilizando o método não destrutivo, além da troca de 234 ramais prediais de água.

Em Ceilândia, a substituição ocorre na QNN 22, nos conjuntos G, H, I, J, K e L, com previsão de troca de cerca de 2.200 metros de rede. As atividades nessa região estão programadas até 17 de junho. Enquanto isso, no Setor Habitacional Arniqueira (SHA), os trabalhos abrangem a Chácara 35 até o dia 17 deste mês, com a substituição de 1.120 metros de rede pelo método não destrutivo, contemplando 72 ramais de água.

Além da substituição de ramais, durante a execução, as equipes de manutenção da Caesb realizarão levantamento de dados, manutenção de redes de água, inspeções e detecção de vazamentos. Também está prevista a recomposição de pavimentação asfáltica, calçadas, muretas e paredes nas áreas de intervenção. Para esses serviços, será necessário acesso às residências, com os funcionários da Caesb uniformizados e portando crachá de identificação. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com instruções.

Os clientes podem obter mais informações através da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115, ou nos postos de atendimento do Na Hora. A participação dos clientes é essencial para o sucesso dessas melhorias, que resultarão em maior eficiência do sistema.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, destaca que esse serviço preventivo não acarreta custos para os clientes e está alinhado com o Plano Distrital de Saneamento Básico, visando reduzir as perdas de água no sistema devido a vazamentos não visíveis.

Elaborado em conformidade com a Lei Federal nº 11.445/2007, o Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB) é uma iniciativa da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em colaboração com a Caesb e outras entidades do DF. O plano destaca que os vazamentos nos ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema, recomendando uma gestão eficaz da infraestrutura, incluindo a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos. Nesse sentido, há a orientação para a padronização e uso de materiais de qualidade superior na execução dos ramais, com a meta de substituir 2% deles anualmente em áreas com alta incidência de vazamentos, visando a redução das perdas da Caesb.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias