- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalFórum de Modelagem da Atenção Ambulatorial Encerra Programação

Fórum de Modelagem da Atenção Ambulatorial Encerra Programação

Abrangendo a Região de Saúde Oeste, encontro teve oficinas de debates.

Na Região de Saúde Sudoeste – que inclui Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires –, o Fórum Regional de Modelagem de Atenção Ambulatorial Especializada concluiu sua programação nesta quarta-feira (22). O evento, realizado nas sete regiões de saúde do Distrito Federal, teve como objetivo discutir soluções e estratégias para os serviços especializados. Impulsionado pela publicação da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde, o fórum abordou informações qualitativas fornecidas por profissionais de emergência para promover a troca de experiências, resolver problemas e elaborar diretrizes para a política distrital. Os participantes se dividiram em grupos de debate focados em serviços de saúde específicos para crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com doenças infecciosas e doenças crônicas não transmissíveis.

“Somos uma das maiores regiões de todo o Distrito Federal e percebemos que são profissionais capacitados e qualificados”, destacou o diretor do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), José Henrique Barbosa. “Viemos fazer o que é o mais importante, cuidar da saúde do paciente”, resumiu a diretora substituta de Atenção Secundária da Região de Saúde Sudoeste, Cyntia Candeia.

Por sua vez, a diretora de Atenção Primária, Joanna Lima, enfatizou: “Precisamos da interação da Atenção Primária e Secundária, deste pacto e de ideias criativas. Essas ideias surgem agora”.

Representante da Coordenação de Atenção Secundária e Integração de Serviço (Coasis), Isabela Araújo, reforçou que o trabalho conjunto ajuda a reduzir as filas nos hospitais: “A importância da Atenção Secundária é que ela atua como apoio à Atenção Primária para evitar que os pacientes se aglomerem nas portas dos hospitais em busca de socorro”.

Atualmente, a Região de Saúde Sudoeste possui 32 unidades básicas de saúde (UBSs), dois hospitais e outros 16 equipamentos de atenção especializada, como policlínicas e centros especializados, além de duas unidades de pronto atendimento (UPAs), que auxiliam no cuidado. A Atenção Primária em Saúde (APS) – composta por 164 equipes de Estratégia Saúde da Família – cobre 74% da população.

A região abriga mais de 880 mil pessoas, com 64% dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS). A maior parte da população está concentrada em Samambaia e Recanto das Emas, sendo esta última a cidade mais vulnerável da região.

Confira as sete regiões de saúde do Distrito Federal.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias