- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalComissão da CLDF aprova lei para inclusão de psicólogos e assistentes sociais...

Comissão da CLDF aprova lei para inclusão de psicólogos e assistentes sociais nos conselhos tutelares

Projeto visa melhorar atendimento a crianças e adolescentes com a inclusão de profissionais especializados.

A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 991/2024, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto, que altera a Lei nº 5.294/2014 para incluir, no mínimo, um psicólogo e um assistente social em cada conselho tutelar do Distrito Federal. A votação ocorreu na última quinta-feira (23).

Relatada pela deputada Dayse Amarilio (PSB), a proposta foi defendida por ela como uma medida que trará impactos positivos significativos ao acolhimento e atendimento das crianças e adolescentes. “Ao incluir psicólogos e assistentes sociais na estrutura dos conselhos, o projeto certamente vai gerar impacto positivo no acolhimento e atendimento das crianças e adolescentes por serem profissionais capacitados para compreensão dos problemas enfrentados pelas famílias”, afirmou a parlamentar.

Durante a sessão, Amarilio também ressaltou a importância desses profissionais nos núcleos de atendimento às mulheres vítimas de violência, destacando a falta deles em alguns núcleos da Secretaria de Saúde. A deputada Paula Belmonte (Cidadania) apoiou a medida, reforçando a necessidade de “cuidar de quem cuida”, referindo-se aos conselheiros tutelares.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 44 conselhos tutelares distribuídos em 35 cidades, cada um composto por cinco conselheiros. Esses conselheiros são responsáveis pela primeira linha de defesa dos direitos das crianças e adolescentes e atuam preventivamente para evitar a escalada de situações de risco.

O deputado Gabriel Magno (PT) também manifestou seu apoio à proposta, destacando a importância da presença de psicólogos e assistentes sociais para melhorar as condições de acolhimento nos conselhos tutelares. Ele aproveitou para cobrar a implementação da Lei nº 13.935/2019, que prevê a presença desses profissionais nas escolas, algo que, segundo ele, ainda não foi cumprido no DF. Por fim, Magno fez um apelo para que o Governo do Distrito Federal (GDF) inclua a nomeação desses profissionais no cronograma de nomeações de gestores da carreira de Técnico em Gestão Educacional, recentemente aprovado na LDO.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias