Nesta terça-feira (28), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará um seminário sobre saúde mental no auditório da Casa. O evento será mediado pelo deputado Gabriel Magno (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Atenção à Saúde Mental Antimanicomial e Integradora, e contará com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
A solenidade de abertura começará às 9h, seguida pelo lançamento do livro “Memórias da Esquizofrenia – Relatos sobre as loucuras cotidianas, a fé e os falsos normais que não nos definem”, de Samantha Larroyed. Das 10h às 18h, o público poderá participar de debates conduzidos por expositores que abordarão diversos temas relacionados à saúde mental. A participação é aberta e não requer inscrição prévia.
Programação da Manhã
Durante a manhã, dois painéis serão apresentados. O primeiro, intitulado “Como implementar as residências terapêuticas no DF: exemplos a serem seguidos”, contará com a participação de Flávia Vasques, coordenadora de saúde mental da Secretaria de Saúde de Barbacena (MG), e Maria Amélia Moraes, diretora da rede de saúde mental da Secretaria Municipal de Rio Verde (GO). Ambas discutirão experiências bem-sucedidas em suas respectivas cidades.
O segundo painel, “A situação da implementação das residências terapêuticas no DF: a realidade do usuário de saúde mental”, terá exposições de Fernanda Falcomer, diretora de serviços de saúde mental da Secretaria de Saúde do DF, e representantes do Fórum Revolucionário Antimanicomial do DF.
Programação da Tarde
A tarde começará às 14h com a apresentação de Fernanda Guerra, da Comissão de Direitos Humanos e Saúde Mental do Conselho Regional de Psicologia, que discutirá a “Linha do Tempo da Saúde Mental do DF”.
Outro painel importante será “Os desafios da desinstitucionalização na saúde mental, álcool e outras drogas – Dos novos-velhos manicômios ao cuidado em liberdade: encaminhamentos no DF da Resolução nº 487/2023 do CNJ”, apresentado por Nilsoni de Freitas Custódio, coordenadora do grupo de trabalho interinstitucional que trata da implementação da política antimanicomial do poder judiciário no DF.
Além disso, Fernanda Falcomer e representantes do Fórum Revolucionário Antimanicomial do DF discutirão as “Ações realizadas pela Secretaria de Saúde do DF: Olhar do usuário e trabalhador na luta”.
Encerrando o evento, o deputado Gabriel Magno conduzirá uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, onde serão entregues moções de louvor da Câmara Legislativa a cidadãos que se destacaram pelos serviços prestados à população do DF.