- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalContribuições para o Pdot serão aceitas até sábado (29)

Contribuições para o Pdot serão aceitas até sábado (29)

O prazo final para preencher o formulário virtual é o dia da audiência pública, que tem como objetivo apresentar o diagnóstico elaborado pela Seduh.

Os interessados em contribuir para o futuro do Distrito Federal têm até as 23h59 deste sábado (29) para enviar sugestões ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) através de um formulário virtual de participação.

Esta é uma das formas de encaminhar contribuições e questionamentos sobre o processo de revisão do Pdot, cuja primeira audiência pública está marcada para o mesmo dia, às 9h, no auditório do Museu Nacional da República. No formulário, disponível no site do Pdot, é necessário informar os dados pessoais e o assunto específico a ser tratado, com o máximo de detalhes possível, como um documento de referência, por exemplo. É possível anexar arquivos em formatos PDF e JPEG de até 10 megabytes.

A iniciativa visa garantir a ampla participação popular na audiência, que tem como objetivo apresentar à população o diagnóstico do Pdot elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh). O documento reúne uma análise técnica e comunitária do território do DF, resultante da primeira etapa da revisão do Plano Diretor. O evento também será transmitido pelo YouTube, por meio do canal Conexão Seduh.

“Qualquer cidadão pode acessar o formulário e apresentar suas contribuições, para termos conhecimento da percepção da população sobre o diagnóstico do Pdot, que já foi construído de forma participativa”, afirmou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “O formulário também é importante para viabilizar a participação de pessoas que não possam estar presentes na audiência”, ressaltou.

Se necessário, os documentos que subsidiarão o debate sobre o Plano Diretor estão disponíveis para consulta nos sites do Pdot e da Seduh.

A audiência marca um passo importante na construção coletiva do Pdot – lei que define onde estão e quais são as diretrizes e estratégias aplicadas às zonas urbanas e rurais do Distrito Federal, às áreas ambientalmente sensíveis, e aos locais que podem ser destinados à moradia ou à indústria, por exemplo.

A norma vigente é de 2009 e, a cada dez anos, é necessário que haja uma revisão, que foi iniciada em 2019, mas interrompida devido à pandemia da covid-19. Os trabalhos continuaram nos anos posteriores, com o Plano Diretor sendo revisado pela Seduh em conjunto com outras áreas do Governo do Distrito Federal (GDF) e da sociedade civil.

Após a audiência, será desenvolvido o prognóstico do processo de revisão e terá início a etapa de propostas, que contará com a realização de eventos para a participação social. Estão planejadas reuniões públicas destinadas à participação da equipe técnica e da população, previstas para ocorrerem a partir do segundo semestre.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias