Obter a primeira oportunidade profissional é um marco significativo na vida de qualquer jovem. Reconhecer as entidades que promovem essa iniciativa é um passo importante que o Governo do Distrito Federal (GDF) deu ao criar o selo Parceiro da Juventude, reforçando essa ação na quarta-feira (10) com a entrega de troféus a 156 empresas da capital. Essas empresas, juntas, são responsáveis pela contratação de mais de 7 mil jovens, contribuindo para a redução do número de pessoas desse grupo sem ocupação. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), 36,1% do total de desempregados são jovens entre 16 e 24 anos. Portanto, a premiação do GDF serve como um agradecimento às empresas que trabalham para reverter essa situação, proporcionando a primeira oportunidade a quem não tem experiência.
“Quando a empresa é incentivada a dar essa oportunidade, criamos uma nova condição para que esse jovem se estabeleça na nossa cidade”, afirmou a governadora em exercício, Celina Leão. “Muitos deles conseguem pagar uma universidade com o primeiro emprego, então é uma política pública extremamente importante para o desenvolvimento do DF como um todo.”
Empresas parceiras
As empresas que recebem o troféu podem utilizá-lo em peças publicitárias e se promover como parceiras da juventude. “Sabemos que essa fase é a mais difícil para conseguir um emprego”, disse o secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso. “Só para vocês terem uma ideia, todas as empresas que receberam o selo geraram mais de 7 mil vagas de emprego. Dentro da margem de desemprego, essa é a faixa etária que mais sofre com essa situação na nossa cidade.”
A iniciativa abrange empresas de todos os tipos e tamanhos. Um desses estabelecimentos é o Grupo Santa Lúcia de Saúde, que atualmente conta com 7 mil colaboradores, dos quais 20% a 30% são jovens. Para a diretora de Pessoas do grupo, Carla Antunes, o troféu representa uma aliança com a formação do futuro. “Este troféu é um reconhecimento pelo trabalho social que fazemos, pela oportunidade que trazemos”, declarou a gestora. “Estamos formando o futuro – e o futuro na saúde, principalmente, que é essencial para toda a população. Nossa missão é cuidar de vidas, e começamos a cuidar dessas vidas também dos jovens.”
Oportunidades
Quem começou a trabalhar ainda jovem e abriu o próprio negócio foi o CEO da Agência Next, Jonathan Leão. Aos 20 anos, ele decidiu abrir sua própria empresa de marketing após enfrentar uma situação de desemprego em casa, junto com a esposa. “Acreditamos que a juventude vem com uma nova energia, um novo fôlego, e está apta a aprender rapidamente”, avaliou o profissional. “Como trabalhamos na área de marketing, hoje as oportunidades na internet facilitam o treinamento, formação e trabalho dos jovens.” A empresa de Jonathan foi uma das ganhadoras da distinção. “Este é o primeiro troféu oficial que ganhamos, então é algo muito especial”, disse o CEO. “Acredito que isso também incentiva as empresas a investir cada vez mais na nossa juventude.”
Como participar
Empresas que desejam participar do programa devem solicitar a adesão pelo e-mail gabsefj@sefj.df.gov.br, enviando formulário de solicitação, CNPJ, CPF do responsável legal e um resumo das ações da empresa que beneficiem jovens entre 15 e 29 anos no DF.