Após enfrentar problemas com a empresa responsável pelas obras de infraestrutura da segunda etapa da Avenida Hélio Prates, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu rescindir o contrato e assumir o restante dos trabalhos em um trecho de aproximadamente 1 km, que vai da QND 50/QNG 25, em frente à Central de Radiologia, em Ceilândia, até o Pistão Norte. Serão realizados serviços de pavimentação e implantação de calçadas. A governadora em exercício, Celina Leão, visitou o trecho ao lado do secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, nesta quinta-feira (11), onde anunciou a decisão do GDF: “A empresa havia sido notificada e não cumpriu o prazo de entrega da obra. Então, o GDF decidiu assumir a obra com recursos próprios, com a ajuda do DER e da Novacap, para rapidamente encontrar uma solução”, afirmou. “A população realmente merece respeito. Estamos encerrando o contrato e assumindo a obra com incremento do próprio GDF”, complementou.
O secretário Valter Casimiro explicou que o GDF realizará a execução diretamente para acelerar o andamento dos trabalhos. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) fornecerá material de acabamento para concluir a pavimentação, enquanto a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) disponibilizará maquinário e mão de obra para a implantação do calçamento.
“Estamos cientes de que a obra está avançando lentamente. Por isso, decidimos assumir diretamente a obra com o pessoal da Novacap e do DER para concluir toda a pavimentação no menor tempo possível”, declarou Casimiro. Para a conclusão do restante do serviço de drenagem até o Pistão Norte, será feito um novo contrato.
Na noite de quarta-feira (10), o trecho da obra na altura da QND 50 foi cenário de um acidente, quando um motorista perdeu o controle do veículo, passou por cima da sinalização e caiu em uma abertura no pavimento onde está sendo construído o tubo de drenagem pluvial. A cratera aberta na avenida foi fechada nesta quinta-feira (11), e o GDF iniciará o trabalho de terraplanagem já nesta sexta-feira (12), seguido pela compactação do solo, imprimação e, finalmente, pavimentação.