A atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), junto com as obras de mobilidade, figura como uma das principais ações do governo para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal (DF). A afirmação foi feita pelo secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, durante apresentação no segundo dia do 1º Encontro Nacional de Controle Externo, realizado nesta terça-feira (30) no Tribunal de Contas do DF (TCDF).
“Nossa previsão é entregar a atualização do PDTU até julho de 2025, avaliando a origem e o destino dos usuários do transporte público, o que é fundamental para entender como as pessoas se deslocam pela cidade, coletando informações sobre quais meios de transporte utilizam e por que fazem essas movimentações”, explicou Gonçalves. A atualização do plano orienta o planejamento de transporte e mobilidade, levando em conta o crescimento das cidades e a necessidade de deslocamentos da população, conforme previsto na legislação.
Para atualizar o PDTU, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) já realizou audiência pública e vai conduzir pesquisas de origem e destino em domicílios e estações de metrô e ônibus. Essas pesquisas incluirão avaliações das infraestruturas para modos ativos, coletivos e de circulação viária.
Durante a apresentação, o secretário destacou que a concentração de deslocamentos para o Plano Piloto e a prioridade do transporte individual são os principais desafios da mobilidade local. “Mais de 60% das viagens do transporte coletivo são para o Plano Piloto. A concentração de empregos nesta região, a baixa rotatividade de passageiros ao longo das linhas e a ausência de restrições ao uso do automóvel são as principais causas para o congestionamento nas vias e déficit operacional significativo”, exemplificou.
Como medidas para mudar esse cenário, o secretário enfatizou que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem implementado ações como a expansão do metrô para Samambaia e Ceilândia, a conclusão dos BRT Sul e Oeste e a revitalização da Rodoviária do Plano Piloto, por meio de concessão pública, cujo processo está em análise de propostas.
Além disso, o governo local planeja estimular o uso do transporte público no Entorno, com a expansão dos BRTs Sul, Oeste, Norte e Leste até os municípios goianos de Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto, Formosa e Jardim ABC.
Gonçalves também chamou a atenção para a complexa situação física, operacional e financeira do sistema de transporte coletivo, com um investimento de R$ 1,6 bilhão por ano do GDF, o que limita investimentos na expansão dos serviços e em setores sociais como saúde e educação. “Ao não elevar o preço da passagem, o DF faz um programa de transferência de renda, mantendo os níveis de passagem até R$ 5,50 (que é a maior tarifa)”, finalizou o secretário.
O evento também contou com a participação da secretária do Entorno do DF pelo Governo de Goiás, Carolina Fleury, e representantes dos Ministérios dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres, do Governo Federal.