Na última quinta-feira (1), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou as sessões ordinárias, inaugurando as atividades do segundo semestre. Durante a sessão, o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) anunciou a apresentação de um projeto de Decreto Legislativo para conceder o Título de Cidadão Benemérito de Brasília ao atleta Caio Bonfim. Bonfim conquistou uma medalha de prata na marcha atlética de 20 km nas Olimpíadas de 2024, sediadas em Paris.
Caio Bonfim, morador de Sobradinho, no Distrito Federal, participou pela quarta vez dos Jogos Olímpicos e trouxe uma vitória inédita para o Brasil na modalidade. Outro atleta de Brasília, Max Batista, ficou em 26º lugar na mesma prova, enquanto o catarinense Matheus Corrêa terminou na 39ª posição.
“Os atletas que estão se apresentando merecem todas as homenagens”, enalteceu o deputado Pastor Daniel de Castro. “Mas o Brasil não dá condições para nossos atletas”, acrescentou. O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também destacou a necessidade de maior apoio aos esportistas, afirmando que “eles representam tão bem a nossa nação”.
Treinamento em condições precárias
Caio Bonfim treina nas ruas do DF e no Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho. Após sua vitória, a imprensa brasileira denunciou as condições precárias do espaço, relatando mato alto e pista esburacada. A Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal (GDF) administra o estádio.
“O estádio não está à altura do número de atletas que é formado ali, está completamente abandonado pelo poder público. Eles treinam de forma muito precária”, alertou Ricardo Vale (PT), vice-presidente da casa legislativa. Vale também homenageou todos os atletas do DF.
A Secretaria informou em seu portal que Caio recebe o Bolsa Atleta, patrocinando individualmente os esportistas, e explicou que sua participação em Paris foi possibilitada pelo programa Compete Brasília, também patrocinado pelo GDF.
Reconhecimento e treinamento familiar
Caio Bonfim treina com seus pais, o professor de Educação Física João Sena e a ex-marchadora Gianetti Sena, que foi campeã nacional por oito vezes. No pódio das Olimpíadas de Paris, Caio dividiu o espaço com o equatoriano Brian Pintado (ouro) e o espanhol Álvaro Martin (bronze).
Concessão de Títulos Honorários
Os Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito são honrarias concedidas pelos deputados distritais a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do Distrito Federal. O Título de Cidadão Honorário é conferido a homenageados de outros estados, enquanto o de Cidadão Benemérito é destinado aos nascidos no Distrito Federal. A concessão só ocorre após a aprovação pela maioria absoluta dos membros da Casa Legislativa.