- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa homenageia Conselhos Tutelares em sessão solene

Câmara Legislativa homenageia Conselhos Tutelares em sessão solene

Evento enaltece o papel dos conselheiros na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, destacando os desafios e avanços na implementação do ECA.

Em comemoração aos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma sessão solene para homenagear os Conselhos Tutelares, responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. O ECA, em um de seus artigos, determina que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

A iniciativa foi do deputado Fábio Felix (PSOL), que destacou a importância dos conselheiros tutelares na luta diária pela aplicação efetiva do ECA. “A criança e o adolescente têm de ser tratados como prioridade em todas as políticas públicas. No entanto, não é porque temos o ECA consolidado na legislação que o temos na prática. E são os conselheiros e as conselheiras tutelares, no dia a dia, que enfrentam essa luta”, afirmou o parlamentar, ressaltando que “defender o Conselho Tutelar é defender o ECA”.

Gustavo Camargos, presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Distrito Federal, agradeceu a homenagem, mas alertou para os desafios enfrentados, como as “tentativas de cercear a autonomia dos conselhos”. Ele também defendeu a necessidade de capacitação continuada dos conselheiros, embora tenha reconhecido “muitos avanços” nos últimos anos.

Diego Moreno de Assis e Santos, subsecretário de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania, representou o GDF e parabenizou os conselheiros pelo trabalho, destacando o tempo dedicado por eles em prol das crianças. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também esteve presente e enfatizou a necessidade de mais conselhos diante da quantidade de violações de direitos, além de reforçar que “a autonomia desses órgãos precisa ser construída todos os dias”.

Durante a solenidade, várias conselheiras de diferentes regiões do Distrito Federal expressaram sua gratidão e abordaram a situação dos Conselhos Tutelares. Nathy Vieira saudou as colegas recém-eleitas, enquanto Mona Nascimento, acompanhada de sua filha Samara, de 13 anos, defendeu que as vozes das crianças e adolescentes sejam mais ouvidas, conforme garantido pelo ECA.

O evento foi encerrado com a leitura de uma mensagem da deputada Jaqueline Silva (MDB), em apoio aos Conselhos Tutelares, seguida pela entrega de Moções de Louvor aos conselheiros presentes, aprovadas pela Câmara Legislativa.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias