- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDeputados distritais debatem cessão do Hospital Cidade do Sol ao IGES-DF

Deputados distritais debatem cessão do Hospital Cidade do Sol ao IGES-DF

Parlamentares se dividem sobre a transferência da gestão; Chico Vigilante e Thiago Manzoni apoiam, enquanto Fábio Félix e Gabriel Magno criticam o modelo adotado.

A possível transferência do Hospital Cidade do Sol, em Ceilândia, para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) foi tema central na sessão ordinária da Câmara Legislativa do DF (CLDF) nesta quarta-feira (21). Deputados distritais manifestaram opiniões divergentes sobre a questão, revelando um debate acalorado.

O deputado Chico Vigilante (PT) expressou apoio à transferência, elogiando o trabalho realizado na unidade. “Estive lá e pude comprovar um índice de satisfação de 100% dos usuários. É um hospital de porta fechada, mas as pessoas que estão lá dentro estão sendo tratadas com dignidade. Adianto que a transferência tem meu voto favorável”, afirmou Vigilante. A opinião foi compartilhada pelo deputado Thiago Manzoni (PL), que destacou a satisfação dos pacientes: “Todos os pacientes estão muito satisfeitos com a gestão do Hospital Cidade do Sol”.

Entretanto, o deputado Fábio Félix (PSOL) criticou o modelo de gestão do IGES-DF, manifestando-se contra a transferência. “O Hospital Cidade do Sol é de porta fechada, ou seja, é apenas um hospital de retaguarda do IGES. O paciente só é enviado para lá de ambulância pelo sistema, nenhum paciente é atendido na porta. Quando a gente começa a legitimar esse hospital, temos uma visão isolada do sistema. O problema é estrutural”, pontuou Félix.

Gabriel Magno (PT) também se posicionou contra a gestão do IGES-DF na unidade. “Em fevereiro, o governo alegou crise na saúde por causa da dengue e transferiu o hospital de forma temporária ao IGES. Alertei na época que isso levaria a uma transferência definitiva. É o que está acontecendo agora; estão entregando em definitivo mais uma unidade de saúde para o IGES”, criticou o parlamentar.

Apesar das divergências, o debate na Câmara Legislativa destacou a importância da discussão sobre a gestão da saúde pública no Distrito Federal. A possibilidade de transferência do Hospital Cidade do Sol ao IGES-DF reflete as diferentes visões dos parlamentares, mas também evidencia o compromisso de todos em buscar soluções que atendam melhor às necessidades da população.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias