- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalTrio de música erudita se apresenta em pocket show no projeto BNB...

Trio de música erudita se apresenta em pocket show no projeto BNB Musical

A apresentação, na segunda-feira (26) às 19h30, contará com um repertório executado ao som de violino, violoncelo e piano.

A sexta edição do projeto BNB Musical acontece nesta segunda-feira (26), às 19h30, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), com um pocket show do Trio Ipê. A apresentação gratuita contará com Juliana Verde no violino, Leila Ollaik no violoncelo e Lucas Nascimento no piano, interpretando um repertório de música erudita.

O programa inclui peças do período clássico, com Mozart, passa pelo romantismo de Beethoven, e chega até obras do pianista, maestro e arranjador mineiro Edmundo Villani-Côrtes, atualmente com 93 anos. Juliana, bacharel e mestre em violino, além de professora e produtora independente, comenta: “Tocar música de câmara é uma experiência mais intimista, que realça a harmonia entre o violino, violoncelo e piano. Esta apresentação é especialmente significativa para mim, pois será a primeira vez que me apresento na BNB, um espaço dedicado ao conhecimento que também celebra a música”.

Leila Ollaik, além de sua atuação no violoncelo, possui uma carreira de 30 anos como funcionária pública federal. Ela é bacharel em economia, mestre em ciência política e políticas públicas, e doutora em administração pública. Atualmente, está cursando bacharelado em música na UnB, com conclusão prevista para 2025. “Nunca me apresentei no auditório da BNB, mas já o visitei. Espero que a casa esteja cheia”, diz ela. Lucas, terceiro integrante do trio, é formado em piano erudito pela Escola de Música de Brasília, onde atua como professor substituto, e possui licenciatura em música e bacharelado em piano pela UnB. “É a primeira vez que me apresento na BNB. É mais um espaço importante para nós, músicos, na capital”, destaca.

Lucas explica que o Trio Ipê segue a tradição dos trios para piano, onde os instrumentos de cordas dialogam com o piano, que harmoniza e define o ritmo. Ele também menciona que essa formação de câmara possui um repertório extenso, incluindo obras de Beethoven, que escreveu amplamente para trios de piano. No repertório brasileiro, isso será evidente no baião, onde o piano também desempenha um papel percussivo. Newton Lima, servidor da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e compositor, destaca a diversidade do evento: “Estamos felizes que o projeto esteja promovendo uma variedade de estilos musicais nesses pocket shows gratuitos, que estão se tornando uma tradição na Biblioteca Nacional de Brasília. Apresentamos mensalmente música de qualidade produzida no Distrito Federal”.

Rodrigo Mendes, bibliotecário e um dos curadores do projeto, também ex-aluno do curso de violão da Escola de Música de Brasília, salienta que o BNB Musical é um espaço para experimentação no cenário musical local. “Estamos com uma média de 45 espectadores por apresentação, sempre com músicos de renome da cidade. Além de promover a diversidade, uma das propostas do projeto é ser um espaço de experimentação e inovação, trazendo artistas de diferentes estilos e formações. O BNB Musical ainda tem muitas surpresas por vir”, comenta.

BNB Musical apresenta Trio Ipê
⇒ Data: segunda-feira (26)
⇒ Horário: 19h30
⇒ Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (2º andar)
⇒ Entrada franca.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias